Além da fogueira, dos vestidos coloridos, da decoração brejeira, das músicas típicas e da sanfona tocando solta, um cheiro de delícias se espalha pelo ar, nos arrebatando por completo
Canjica, bolos de milho, tapioca, pamonha e iguarias irresistíveis no período mais esperado do ano
Quando a chuvarada do meio do ano começa a surgir, acompanhado de um friozinho gostoso do “interior”, somos invadidos por uma melodia tradicional e inesquecível que nos atravessa todos os sentidos. Nosso pézinho, que já não nos obedece mais, começa a pisotear o chão em um voluntarioso arrasta- pé. É o São João começando em todo o Nordeste.
Além da fogueira, dos vestidos coloridos, da decoração brejeira, das músicas típicas e da sanfona tocando solta, um cheiro de delícias se espalha pelo ar, nos arrebatando por completo. As comidas típicas deste período são um capítulo à parte neste gostoso cenário nordestino.
Daniela Lisboa, 35 anos, e sua irmã e sócia Cláudia, que administram a Barraquinha Junina localizada na Ceasinha do Rio Vermelho, sabem bem disso. Este período é de muita festa, mas também de muito trabalho para garantir que nada falte aos seus clientes durante as festividades juninas.E ai delas se faltar a canjica, a pamonha, o bolo, e outras delícias típicas muito disputadas na barraquinha famosa.
[…] tranformou-se em uma tradição porque as pessoas já chegavam na Ceasinha procurando. – Onde é aquele restaurante que tem uma barraquinha, que tem uns produtos juninos? E isso foi se firmando. Hoje, quando a gente não coloca logo a barraquinha as pessoas já ligam perguntando.-Que dia vão colocar ?”. Chegam até a ligar para a administração quando não encontram”, relata Daniela.
Daniela e suas irmãs aprenderam o ofício com sua tia, Ana Lúcia Lisboa, com quem foram criadas. A Barraquinha Junina é parte do restaurante Filhas d’Ana, localizado na Ceasinha há 35 anos, um negócio herdado pelas sobrinhas e de onde elas retiram seu sustento.
A tia foi quem ensinou todos os segredos da culinária ao longo dos anos, e hoje são elas que gerenciam. A barraquinha, montada especialmente para o São João, começou bem pequena na frente do restaurante, mas hoje se tornou um modelo de negócio.
“A gente trabalha com milho natural, leite de coco natural, a gente não usa conservantes, é tudo como ela [a tia] fazia antigamente mesmo”
A canjica é o carro-chefe da famosa barraquinha, e a forma especial como foi ensinada às meninas da tia Ana revela o imenso carinho que ela tem por suas sobrinhas. No entanto, para quem não conhece a forma unusitada como foi ensinada, causa risos.
As meninas de tia Ana ainda eram jovenzinhas, mas já estavam atentas ao movimento do restaurante. Aos poucos elas foram aprendendo como faziam aquelas delícias. Foi a canjica quem mais chamou atenção de Daniela, que lembra bem como a tia ensinou.
“Quando a gente estava preparando a canjica, ela dizia que a canjica ficava pronta quando fazia ‘uma cara de velho’. Isso porque a canjica fica meio ‘engiadinha’, [ enrugado, no Nordeste]. Ela vai se juntando no meio da panela, sobe uma bolha, que parece uma boca, e fica parecendo o formato do rosto de um velho”, revela Daniela.
E ela relembra como sua tia ensinava: “Então, ela dizia assim: ‘Olha, a canjica só está pronta, só está boa para tirar do fogo quando ela faz a cara de velho!’ A gente esperava com expectativa o momento em que a canjica fazia ‘a cara de véio’ para desligar o fogo e colocá-la nos potinhos”, conta rindo.
Dizem que a festa junina é um evento familiar que inclui toda gente agregada à familia. É uma oportunidade para se reunirem, acenderem a fogueira, comerem petiscos e preservarem uma antiga tradição e cultura nordestina, festa eternizada em inúmeras músicas espalhadas pelo Nordeste, como as do inesquecível Luiz Gonzaga. Não há quem não sacuda o corpo em um passinho que começa tímido para logo depois sair saracoteando ao som do eterno rei do baião.
“A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé neste salão……”
Vamos de canjica com “cara de véio” de Daniela e sua família!
Canjica caseira
Ingredientes:
4 espigas de milho maduras
1 coco seco ralado
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
Modo de fazer:
Retire o milho das espigas, lave e bata no liquidificador. Em seguida, passe o milho batido por uma peneira.
Coloque o milho batido em uma panela e leve ao fogo, adicionando o açúcar e o sal. Mexa sem parar.
Bata o coco para retirar o leite utilizando água morna.
Quando a canjica estiver ficando dura , adicione o leite de coco e continue mexendo.
Deixe cozinhar até ficar no ponto desejado.
Observação: Presta atenção na “cara do véio”!
COLUNA – HISTÓRIAS & SABORES
Por Isabel Oliveira.
Foto de capa: Natal em Foco.
Veja ainda
Arraiás em Fortaleza e no Cariri fortalecem a tradição junina em equipamentos sociais do Estado

Em junho, o clima contagiante das festas juninas, repletas de cores, sabores e muito forró, transmite alegria e diversão. No Ceará, o São João é uma verdadeira celebração das tradições sertanejas, um momento especial para reunir toda a comunidade em um arraiá com muita música, dança e comidas típicas. A Secretaria da Proteção Social (SPS) está coordenando os preparativos para as festividades nos equipamentos sociais administrados pela Pasta, garantindo o entusiasmo na celebração das tradições.
No Espaço Viva Gente (EVG), no dia 20 de junho, as festividades começam cedo, às 13h30, com apresentações de xote das crianças e pessoas idosas, quadrilha junina com adolescentes e uma quadrilha improvisada com os beneficiários e funcionários. Comidas típicas serão distribuídas, garantindo que ninguém fique de fora dessa festa deliciosa.
Para a coordenadora do Espaço, Socorro Ximenes, esse evento é importante para dar continuidade à tradição do São João. “Esperamos mais de 150 pessoas para celebrar a cultura junina, de modo que possamos proporcionar a integração dos beneficiários visando a intergeracionalidade. Isso vale para todos os festejos realizados nos equipamentos da SPS”, pontuou.
No Centro Comunitário Farol, no dia 21 de junho, às 16h, haverá apresentações de casamento matuto, quadrilha improvisada e muitas brincadeiras divertidas da roça, além de deliciosas guloseimas juninas como mungunzá, cocada e bolo de milho.
No Centro Comunitário Santa Terezinha serão duas datas especiais: no dia 21 de junho, às 16h30, com apresentações de balé e quadrilhas improvisadas, e no dia 25 de junho, às 9h, com a apresentação da rainha e do rei do milho, quadrilha improvisada e um café da manhã típico seguido de almoço com pratinhos de comidas juninas.
A festa não para por aí! O Parque Dom Aloísio Lorscheider será palco de um animado arraiá no dia 21 de junho, a partir das 17h30. Haverá concurso de quadrilhas infantil e adulta, com a apresentação da quadrilha profissional Arraiá da Esperancinha às 19h30. Elton e banda tocam ao vivo das 18h às 21h, enquanto todos se divertem nas brincadeiras juninas como boca do palhaço, jogo das argolas e pescaria.
Saiba em quais equipamentos haverá festa de São João e confira programações:
Programação
CENTRO COMUNITÁRIO SÃO FRANCISCO
Dia 19/06 (quarta-feira) às 15h – Festa Junina com muita música, dança e comidas típicas
Dia 27/06 (quinta-feira) às 08h – Festa Junina com muita música, dança e comidas típicas
ESPAÇO VIVA GENTE – EVG
Dia 20/06 (quinta-feira) às 13h30 – Apresentações e comidas típicas
PARQUE DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER
Dia 21/06 (sexta-feira) às 17h30 – Concurso de quadrilhas, banda ao vivo e brincadeiras
ABC MONDUBIM
Dia 20/06 (quinta-feira) às 18h – Quadrilhas, dança, brincadeiras e comidas típicas
CENTRO COMUNITÁRIO FAROL
Dia 21/06 (sexta-feira) às 16h – Casamento matuto, quadrilha improvisada, comidas típicas
CENTRO COMUNITÁRIO SANTA TEREZINHA
Dia 21/06 (quinta-feira) às 16h30 – Apresentações de crianças do Balé, adolescentes/jovens e adultos com quadrilhas improvisadas
Dia 25/06 (terça-feira) às 9h – Apresentação da rainha e o rei do milho, quadrilha improvisada, café da manhã típico e almoço acompanhados de músicas juninas
ABC CAJUEIRO TORTO
Dia 25/06 (quinta-feira) às 17h – Brincadeiras, comida, apresentações artísticas
CENTRO COMUNITÁRIO SÃO VICENTE
Dia 25/06 (terça-feira) às 17h – Festa Junina com muita música, dança e comidas típicas
ABC PALMEIRAS e CIRCO PALMEIRAS
Dia 26/06 (quarta-feira) às – 17h Aniversário da Unidade com apresentações artísticas e culturais
ABC SERRINHA
Dia 26/06 (quarta-feira) às 18h Quadrilhas, dança, brincadeiras e comidas típicas
COMPLEXO SOCIAL MAIS INFÂNCIA DO CURIÓ
Dia 28/06/2024 (sexta-feira) às 17h – Balé, danças, comidas típicas
COMPLEXO SOCIAL MAIS INFÂNCIA DO CRISTO REDENTOR
Dia 28/06/2024 (sexta-feira) às 17h – Brincadeiras e comidas típicas
COMPLEXO SOCIAL MAIS INFÂNCIA DE BARBALHA
Dia 28/06/2024 (sexta feira) às 17h – brincadeiras, comidas típicas e quadrilha
COMPLEXO SOCIAL MAIS INFÂNCIA DO BOM JARDIM
Dia 28 de junho (quinta-feira) às 17h30 – Apresentações culturais e artísticas: frevo, forró pé de serra, cirandas, quadrilha, maculelê, tecnobrega, xaxado, carimbó e MPB
CIRCO BOM JARDIM
Dia 28/06 (quinta-feira) às 17h30 – Apresentações culturais e artísticas: frevo, forró pé de serra, cirandas, quadrilha, maculelê, tecnobrega, xaxado, carimbó e MPB.
Tags: Gastronomia, Nordeste, São João
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Gastronomia, Nordeste, São João