Natal/ RN - sábado, 13 de julho de 2024
(84) 99128-5300

Iguarias irresistíveis: São João já chegou com suas deliciosas comidas típicas

Publicado em: 22/06/2024 - 9h26
Iguarias irresistíveis: São João já chegou com suas deliciosas comidas típicas

Além da fogueira, dos vestidos coloridos, da decoração brejeira, das músicas típicas e da sanfona tocando solta, um cheiro de delícias se espalha pelo ar, nos arrebatando por completo

Canjica, bolos de milho, tapioca, pamonha e iguarias irresistíveis no período mais esperado do ano

Quando a chuvarada do meio do ano começa a surgir, acompanhado de um friozinho gostoso do “interior”, somos invadidos por uma melodia tradicional e inesquecível que nos atravessa todos os sentidos. Nosso pézinho, que já não nos obedece mais, começa a pisotear o chão em um voluntarioso arrasta- pé. É o São João começando em todo o Nordeste.

Além da fogueira, dos vestidos coloridos, da decoração brejeira, das músicas típicas e da sanfona tocando solta, um cheiro de delícias se espalha pelo ar, nos arrebatando por completo. As comidas típicas deste período são um capítulo à parte neste gostoso cenário nordestino.

Daniela Lisboa, 35 anos, e sua irmã e sócia Cláudia, que administram a Barraquinha Junina localizada na Ceasinha do Rio Vermelho, sabem bem disso. Este período é de muita festa, mas também de muito trabalho para garantir que nada falte aos seus clientes durante as festividades juninas.E ai delas se faltar a canjica, a pamonha, o bolo, e outras delícias típicas muito disputadas na barraquinha famosa.

[…] tranformou-se em uma tradição porque as pessoas já chegavam na Ceasinha procurando. – Onde é aquele restaurante que tem uma barraquinha, que tem uns produtos juninos? E isso foi se firmando. Hoje, quando a gente não coloca logo a barraquinha as pessoas já ligam perguntando.-Que dia vão colocar ?”. Chegam até a ligar para a administração quando não encontram”, relata Daniela.

Daniela e suas irmãs aprenderam o ofício com sua tia, Ana Lúcia Lisboa, com quem foram criadas. A Barraquinha Junina é parte do restaurante Filhas d’Ana, localizado na Ceasinha há 35 anos, um negócio herdado pelas sobrinhas e de onde elas retiram seu sustento.

A tia foi quem ensinou todos os segredos da culinária ao longo dos anos, e hoje são elas que gerenciam. A barraquinha, montada especialmente para o São João, começou bem pequena na frente do restaurante, mas hoje se tornou um modelo de negócio.

“A gente trabalha com milho natural, leite de coco natural, a gente não usa conservantes, é tudo como ela [a tia] fazia antigamente mesmo”

A canjica é o carro-chefe da famosa barraquinha, e a forma especial como foi ensinada às meninas da tia Ana revela o imenso carinho que ela tem por suas sobrinhas. No entanto, para quem não conhece a forma unusitada como foi ensinada, causa risos.

As meninas de tia Ana ainda eram jovenzinhas, mas já estavam atentas ao movimento do restaurante. Aos poucos elas foram aprendendo como faziam aquelas delícias. Foi a canjica quem mais chamou atenção de Daniela, que lembra bem como a tia ensinou.

“Quando a gente estava preparando a canjica, ela dizia que a canjica ficava pronta quando fazia ‘uma cara de velho’. Isso porque a canjica fica meio ‘engiadinha’, [ enrugado, no Nordeste]. Ela vai se juntando no meio da panela, sobe uma bolha, que parece uma boca, e fica parecendo o formato do rosto de um velho”, revela Daniela.

E ela relembra como sua tia ensinava: “Então, ela dizia assim: ‘Olha, a canjica só está pronta, só está boa para tirar do fogo quando ela faz a cara de velho!’ A gente esperava com expectativa o momento em que a canjica fazia ‘a cara de véio’ para desligar o fogo e colocá-la nos potinhos”, conta rindo.

Dizem que a festa junina é um evento familiar que inclui toda gente agregada à familia. É uma oportunidade para se reunirem, acenderem a fogueira, comerem petiscos e preservarem uma antiga tradição e cultura nordestina, festa eternizada em inúmeras músicas espalhadas pelo Nordeste, como as do inesquecível Luiz Gonzaga. Não há quem não sacuda o corpo em um passinho que começa tímido para logo depois sair saracoteando ao som do eterno rei do baião.

“A fogueira tá queimando

Em homenagem a São João

O forró já começou

Vamos gente, rapapé neste salão……”

Vamos de canjica com “cara de véio” de Daniela e sua família!

Canjica caseira

Ingredientes:

4 espigas de milho maduras

1 coco seco ralado

2 xícaras de açúcar

1 pitada de sal

Modo de fazer:

Retire o milho das espigas, lave e bata no liquidificador. Em seguida, passe o milho batido por uma peneira.

Coloque o milho batido em uma panela e leve ao fogo, adicionando o açúcar e o sal. Mexa sem parar.

Bata o coco para retirar o leite utilizando água morna.

Quando a canjica estiver ficando dura , adicione o leite de coco e continue mexendo.

Deixe cozinhar até ficar no ponto desejado.

Observação: Presta atenção na “cara do véio”!

 

COLUNA – HISTÓRIAS & SABORES
Por Isabel Oliveira.

Foto de capa: Natal em Foco.

Veja ainda

Arraiás em Fortaleza e no Cariri fortalecem a tradição junina em equipamentos sociais do Estado

Em junho, o clima contagiante das festas juninas, repletas de cores, sabores e muito forró, transmite alegria e diversão. No Ceará, o São João é uma verdadeira celebração das tradições sertanejas, um momento especial para reunir toda a comunidade em um arraiá com muita música, dança e comidas típicas. A Secretaria da Proteção Social (SPS) está coordenando os preparativos para as festividades nos equipamentos sociais administrados pela Pasta, garantindo o entusiasmo na celebração das tradições.

No Espaço Viva Gente (EVG), no dia 20 de junho, as festividades começam cedo, às 13h30, com apresentações de xote das crianças e pessoas idosas, quadrilha junina com adolescentes e uma quadrilha improvisada com os beneficiários e funcionários. Comidas típicas serão distribuídas, garantindo que ninguém fique de fora dessa festa deliciosa.

Para a coordenadora do Espaço, Socorro Ximenes, esse evento é importante para dar continuidade à tradição do São João. “Esperamos mais de 150 pessoas para celebrar a cultura junina, de modo que possamos proporcionar a integração dos beneficiários visando a intergeracionalidade. Isso vale para todos os festejos realizados nos equipamentos da SPS”, pontuou.

No Centro Comunitário Farol, no dia 21 de junho, às 16h, haverá apresentações de casamento matuto, quadrilha improvisada e muitas brincadeiras divertidas da roça, além de deliciosas guloseimas juninas como mungunzá, cocada e bolo de milho.

No Centro Comunitário Santa Terezinha serão duas datas especiais: no dia 21 de junho, às 16h30, com apresentações de balé e quadrilhas improvisadas, e no dia 25 de junho, às 9h, com a apresentação da rainha e do rei do milho, quadrilha improvisada e um café da manhã típico seguido de almoço com pratinhos de comidas juninas.

A festa não para por aí! O Parque Dom Aloísio Lorscheider será palco de um animado arraiá no dia 21 de junho, a partir das 17h30. Haverá concurso de quadrilhas infantil e adulta, com a apresentação da quadrilha profissional Arraiá da Esperancinha às 19h30. Elton e banda tocam ao vivo das 18h às 21h, enquanto todos se divertem nas brincadeiras juninas como boca do palhaço, jogo das argolas e pescaria.

Saiba em quais equipamentos haverá festa de São João e confira programações:

Programação

CENTRO COMUNITÁRIO SÃO FRANCISCO

Dia 19/06 (quarta-feira) às 15h – Festa Junina com muita música, dança e comidas típicas

Dia 27/06 (quinta-feira) às 08h – Festa Junina com muita música, dança e comidas típicas

ESPAÇO VIVA GENTE – EVG

Dia 20/06 (quinta-feira) às 13h30 – Apresentações e comidas típicas

PARQUE DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER

Dia 21/06 (sexta-feira) às 17h30 – Concurso de quadrilhas, banda ao vivo e brincadeiras

ABC MONDUBIM

Dia 20/06 (quinta-feira) às 18h – Quadrilhas, dança, brincadeiras e comidas típicas

CENTRO COMUNITÁRIO FAROL

Dia 21/06 (sexta-feira) às 16h – Casamento matuto, quadrilha improvisada, comidas típicas

CENTRO COMUNITÁRIO SANTA TEREZINHA

Dia 21/06 (quinta-feira) às 16h30 – Apresentações de crianças do Balé, adolescentes/jovens e adultos com quadrilhas improvisadas

Dia 25/06 (terça-feira) às 9h – Apresentação da rainha e o rei do milho, quadrilha improvisada, café da manhã típico e almoço acompanhados de músicas juninas

ABC CAJUEIRO TORTO

Dia 25/06 (quinta-feira) às 17h – Brincadeiras, comida, apresentações artísticas

CENTRO COMUNITÁRIO SÃO VICENTE

Dia 25/06 (terça-feira) às 17h – Festa Junina com muita música, dança e comidas típicas

ABC PALMEIRAS e CIRCO PALMEIRAS

Dia 26/06 (quarta-feira) às – 17h Aniversário da Unidade com apresentações artísticas e culturais

ABC SERRINHA

Dia 26/06 (quarta-feira) às 18h Quadrilhas, dança, brincadeiras e comidas típicas

COMPLEXO SOCIAL MAIS INFÂNCIA DO CURIÓ

Dia 28/06/2024 (sexta-feira) às 17h – Balé, danças, comidas típicas

COMPLEXO SOCIAL MAIS INFÂNCIA DO CRISTO REDENTOR

Dia 28/06/2024 (sexta-feira) às 17h – Brincadeiras e comidas típicas

COMPLEXO SOCIAL MAIS INFÂNCIA DE BARBALHA

Dia 28/06/2024 (sexta feira) às 17h – brincadeiras, comidas típicas e quadrilha

COMPLEXO SOCIAL MAIS INFÂNCIA DO BOM JARDIM

Dia 28 de junho (quinta-feira) às 17h30 – Apresentações culturais e artísticas: frevo, forró pé de serra, cirandas, quadrilha, maculelê, tecnobrega, xaxado, carimbó e MPB

CIRCO BOM JARDIM

Dia 28/06 (quinta-feira) às 17h30 – Apresentações culturais e artísticas: frevo, forró pé de serra, cirandas, quadrilha, maculelê, tecnobrega, xaxado, carimbó e MPB.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::