Natal/ RN - domingo, 23 de junho de 2024
(84) 99128-5300

7 de junho: Dia Nacional da Liberdade de Imprensa; Parabéns aos profissionais do RN

Publicado em: 07/06/2023 - 8h26
7 de junho: Dia Nacional da Liberdade de Imprensa; Parabéns aos profissionais do RN

O Portal de notícias Natal em Foco, parabeniza os profissionais de imprensa de Natal e todo o Rio Grande do Norte por data expressiva e de reflexão para todos nós; Parabéns e continuemos na luta diária.

O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é uma data fundamental para o trabalho dos jornalistas.

“O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é uma data comemorada no Brasil em 7 de junho, tendo como objetivo a celebração da importância da liberdade de expressão para a nossa sociedade, além de ser um momento para combater a censura e denunciar os problemas que os jornalistas enfrentam no Brasil.

Essa data comemorativa é celebrada no dia 7 de junho porque esse foi o dia em que um manifesto contra a censura da Ditadura Militar foi divulgado e assinado por quase três mil jornalistas em 1977.

A data brasileira não é celebrada no mesmo dia que a comemoração internacional, ocorrida em 3 de maio.

Por que comemorar o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa?
A importância da liberdade de imprensa é demonstrada principalmente porque na história recente brasileira, nossa sociedade já presenciou os males causados pela censura. Por isso, é uma data em que também se busca combater a censura, lembrando os horrores causados pela privação do direito de liberdade de imprensa.

Essa data comemorativa também é um bom momento para combater a violência contra os jornalistas — um problema grave no âmbito nacional. Isso porque o Brasil é um dos países que mais cometem violência contra os jornalistas, incluindo aí agressões físicas e verbais, intimidações, perseguições judiciais etc.

Sendo assim, é uma data fundamental, pois reforça a importância da liberdade de expressão, relembra os horrores da censura e denuncia os problemas enfrentados pela classe jornalística em nosso país. A celebração brasileira não coincide com a internacional, estabelecida pela Organização das Nações Unidas e comemorada em 3 de maio.”

Fonte: Brasil Escola.

Foto de Capa: Carlos Oliveira / Natal em Foco.

 

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::