O reforço nas infrações reflete o aumento de visitantes que a região recebeu no pós-pandemia do coronavírus. Só neste ano, em média, 10 mil pessoas visitaram o local ao mês – isso contando só os que pagam ingresso para visitar o parque nacional.
Em alguns meses, como janeiro e agosto, o número passou de 12 mil – mais do que deveria. Um acordo entre o governo federal e o Estado de Pernambuco determina que o máximo de visitantes por mês deve ser de 11 mil pessoas.
Conta cara para o turista
Também há a cobrança para a entrada, paga por cada turista. É a Taxa de Preservação Ambiental, ou TPA, que custa R$ 97,16 por um dia (o custo pode ficar mais barato a depender da quantidade de dias) e pode ser pago pelo site do distrito.
Fernando de Noronha é reconhecido pela Unesco como patrimônio Natural da Humanidade desde 2001 – estar nesta lista significa, na prática, que há preocupação internacional com o estado de conservação da área. O arquipélago foi integrado ao Estado de Pernambuco nos anos 80 e lá foram criadas unidades de conservação justamente para proteger a biodiversidade na região.
Por isso, há uma série de restrições no local. A visita em atrativos do parque é controlada pelo governo e só pode ser feita com agendamento.
Também há a cobrança para a entrada, paga por cada turista. É a Taxa de Preservação Ambiental, ou TPA, que custa R$ 97,16 por um dia (o custo pode ficar mais barato a depender da quantidade de dias) e pode ser pago pelo site do distrito.
“As restrições em Noronha são muitas e devem ser respeitadas. As placas proibitivas não foram afixadas para limitar o prazer do visitante, mas para prolongar a vida de todos os habitantes do arquipélago, plantas e animais, principalmente daqueles que não têm voz para expressar o seu desejo de continuar vivos”, escreve o órgão federal na multa aplicada ao influenciador.
Da BBC News Brasil – Luiz Fernando Toledo.
Foto: Mtur.
Tags: Fernando de Noronha, Turismo
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Fernando de Noronha, TurismoDesenvolvido por Argo Soluções
:::: PUBLICIDADE :::::
::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::