Natal/ RN - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Parque Mata da Pipa recebeu visita da equipe do Ministério do Turismo

Publicado em: 29/10/2023 - 7h02
Parque Mata da Pipa recebeu visita da equipe do Ministério do Turismo

O Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP) recebeu a visita de representantes do Ministério do Turismo, na última quarta-feira (25).

A ida à Unidade de Conservação, administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema fez parte da programação da primeira edição do Encontro Nacional de Turismo Responsável, que aconteceu dias 23 e 24 de outubro, no Hotel Barreira Roxa, em Natal.

O evento envolveu diferentes atores do turismo de todo o país, incluindo o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

No período da manhã, a gestora do Parque, Mariana Gondim, realizou uma apresentação sobre o histórico da Unidade de Conservação e sua importância para o turismo ecológico, com base na educação ambiental e conservação da natureza. Após o momento, houve um plantio de 40 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na área do Parque, e uma apresentação do “Movimento Preserve Pipa: passo a passo a caminho de um turismo responsável”.

“Ressaltamos e reafirmamos a importância do Parque como espaço de preservação e conservação ambiental, de fomento à pesquisa científica e educação ambiental. Esta não é uma área qualquer, é um território com uma riqueza ambiental imensurável, de fauna e flora, que precisamos cuidar e defender”, disse a gestora do Pemp, Mariana Gondim.

O diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, falou sobre a atuação do Estado no tocante à conservação da Natureza, e de que forma o turismo sustentável tem crescido no RN.

É uma meta da gestão o investimento na criação de Unidades de Conservação, em sua grande maioria de Proteção Integral. Estamos trabalhando fortemente para ampliar as áreas protegidas, investindo no semiárido, como o Monumento Natural Cavernas de Martins e o Refúgio da Vida Silvestre.”

A área do Parque é uma reserva de Mata Atlântica considerada unidade de proteção integral, e ocupa uma área de 290,88 hectares no município de Tibau do Sul. O Ecoposto do Pemp foi inaugurado no mês de junho deste ano, pela Governadora do RN, Fátima Bezerra, durante a Semana Estadual do Meio Ambiente.

“Estamos dentro de um território quilombola, entre dois distritos de Tibau do Sul: Pipa e Sibaúma. Queremos que esse espaço seja antes de tudo, da comunidade; que ela se sinta parte disso”, finalizou a gestora do Pemp, Mariana Gondim.

Representando o Idema, estiveram presentes o diretor-geral, Werner Farkatt; a gestora do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), Mariana Gondim e o supervisor do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC), Ilton Soares.

 

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::