Natal/ RN - terça-feira, 21 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Idema apresenta balanço positivo das ações da Operação Verão

Publicado em: 25/02/2024 - 10h53
Idema apresenta balanço positivo das ações da Operação Verão

Neste sábado (24), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA/RN realizou o encerramento das ações ambientais no âmbito da Operação Verão.

O local escolhido para recepcionar a última atividade da Operação foi a Área de Proteção Ambiental de Jenipabu.

O órgão ambiental, em parceria com a Prefeitura de Extremoz, instalou uma estrutura nas margens do Rio Ceará Mirim para receber a exposição científica do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN), sobre “fauna marinha e poluição”, voltada para população e usuários da praia.

Além da gestão municipal, outras instituições colaboraram com a iniciativa como a BPAmb, Detran e CPRE da Polícia Militar do RN.

As equipes de fiscalização percorreram trechos de praia próximo ao Rio Ceará Mirim, passando pelas praias de Santa Rita, Genipabu e Pitangui.

Na ocasião, os agentes abordaram comerciantes e buggueiros para orientar sobre as áreas destinadas ao tráfego de veículos e foram demarcados pontos para a instalação de placas de “proibido circulação de veículos na praia”, que serão fornecidas pela Prefeitura de Extremoz.

Operação Verão

Durante o veraneio, a Operação Verão dedicou-se a preservar e proteger as belezas naturais do nosso estado, por meio das ações de conscientização ambiental e fiscalizando atividades que pudessem ameaçar o equilíbrio ecossistêmico.

A equipe do Idema concentrou esforços na preservação das áreas costeiras, realizando blitzen educativas a respeito dos temas: áreas de riscos (Falésias e Morro do Careca), descarte inadequado de resíduos, preservação das áreas de desova de tartarugas, proibição do trânsito de veículos na orla e o monitoramento ambiental desenvolvido pelo Programa Água Azul, que monitora a Balneabilidade das Praias.

Outro ponto de atuação da Operação Verão, foi o trabalho realizado de Fiscalização Ambiental. Mais de 150 demandas atendidas, nas quais as atividades econômicas foram monitoradas, garantindo que estivessem conforme as regulamentações ambientais. Isso incluiu a observação de empreendimentos turísticos, pesqueiros e outros negócios que impactam diretamente o meio ambiente.

Foram realizadas campanhas educativas em todo litoral e pelos meios digitais para sensibilizar tanto moradores quanto turistas sobre a importância da preservação ambiental e incentivar práticas sustentáveis.”Finalizamos mais uma Operação Verão alçando bons resultados e com a certeza que o esforço coletivo é que faz a diferença para preservação do meio ambiente.

É preciso agradecer as instituições governamentais que estiveram apoiando as ações, como as prefeituras dos municípios costeiros, BPAMB, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Projeto Cetáceos Costa Branca-PCCB/UERN”, enfatizou o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt.

Ascom.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::