Natal/ RN - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(84) 99128-5300

De Natal a Noronha de carro: o plano da maior ponte do mundo

Publicado em: 10/09/2023 - 8h17
De Natal a Noronha de carro: o plano da maior ponte do mundo

Você já imaginou poder ir de carro até Fernando de Noronha? A ideia de construir a maior ponte do mundo, com cerca de 380 km de extensão, para ligar a cidade de Natal a Fernando de Noronha, já existiu fora dos sonhos e fez com que um candidato despontasse em uma eleição.

Essa ideia partiu de um dos candidatos à prefeito de Natal no início deste século e deu muito o que falar nas eleições municipais de 2004. O nome do candidato é Miguel Joaquim da Silva, um sargento reformado do Exército Brasileiro, conhecido por Miguel Mossoró. Ele foi um fenômeno eleitoral ao conquistar 67.065 votos disputando a Prefeitura da capital potiguar. Sua votação expressiva foi tão importante que levou o pleito natalense daquele ano para o segundo turno.

E todo o momento que o político viveu naquele momento era por conta de suas propostas inusitadas, que acabou conquistando a simpatia de eleitores de todas as idades. Contudo, o carro-chefe do seu plano de governo passava pela construção de um equipamento que entraria facilmente para o livro dos recordes, já que a maior ponte construída até hoje tem 164 km e se chama Ponte de Danyang-Kunshan, que liga Pequim e Xangai. Ela custou 8 bilhões de dólares, foi inaugurada em 2011, após o trabalho de mais de 10 mil operários.

Para se ter ideia, a maior ponte construída no Brasil é a Rio-Niterói, que se encontra na Baía de Guanabara. Ela também é a maior da América Latina com os seus 13.290 metros.

E como seria construída a ponte Natal-Noronha?

Na época, Miguel destacava que iria viabilizar a construção da ponte através de um consórcio internacional. E que a iniciativa traria desenvolvimento econômico e social a capital potiguar.

Mas será que essa ideia é viável? Quais seriam os benefícios e os desafios de uma obra desse porte? Abaixo vamos analisar os prós e contras dessa proposta polêmica e ambiciosa.

Quais seriam os benefícios da ponte?

Aumento do fluxo turístico e da geração de renda tanto em Fernando de Noronha e em Natal, que são cidades com forte vocação para o turismo;
Geração de milhares de empregos durante a construção da ponte e na sua manutenção;
Melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana em Natal, que receberia investimentos para adequar seu sistema viário à demanda da ponte;
Integração regional e nacional, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias entre as regiões Nordeste e Norte, especialmente em Noronha que depende de voos ou embarcações.
Quais seriam os desafios para a construção da ponte Natal-Noronha?
Desafios da ponte Natal-Noronha Detalhes
Custo O alto custo da obra, estimado em bilhões de reais, que poderia comprometer o orçamento público e outras prioridades do país.

Técnica

A complexidade técnica da obra, que exigiria soluções inovadoras e seguras para vencer a distância de cerca de 380 km entre Natal e Fernando de Noronha, além das condições adversas do mar e do clima.
Ambiental O impacto ambiental da obra, que poderia afetar negativamente a biodiversidade marinha e terrestre de Fernando de Noronha, que abriga espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
Social O impacto social da obra, que poderia alterar drasticamente a dinâmica e a qualidade de vida dos moradores e visitantes de Fernando de Noronha, que hoje desfrutam de um ambiente tranquilo e preservado.

Política

A viabilidade política da obra, que dependeria da aprovação de diversos órgãos públicos e privados, além da aceitação popular da proposta.

Autor e Fonte: Portal NE9

Foto de Capa: Carlos Oliveira / Natal 

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::