Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Saúde do RN alerta sobre uso do cigarro eletrônico neste Dia Mundial sem Tabaco

Publicado em: 31/05/2023 - 12h26
Saúde do RN alerta sobre uso do cigarro eletrônico neste Dia Mundial sem Tabaco

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na década de 1980, o Dia Mundial sem Tabaco – celebrado em 31 de maio – pretende conscientizar e alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Este ano com o tema “Precisamos de comida, não de tabaco”, a campanha chama a atenção para a sobrevivência humana e para os impactos negativos do tabaco para o meio ambiente.

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Programa Estadual de Controle do Tabagismo e em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde que ofertam o tratamento, realizam ações de sensibilização para estimular o indivíduo fumante a parar de fumar.

Em 2023, a Sesap escolheu enfocar o combate ao uso do cigarro eletrônico e convida a todos os gestores e profissionais de saúde a promoverem atividades de educação em saúde, mobilização e sensibilização alertando a população, principalmente crianças, adolescentes e jovens, sobre o cigarro eletrônico e seus riscos à saúde, destacando os benefícios ao parar de fumar e os malefícios causados pelo tabagismo em qualquer uma de suas formas.

“O cigarro eletrônico expõe o organismo a uma variedade de elementos químicos, entre eles a nicotina, que é o que causa a dependência. Foi criado como uma alternativa auxiliar ao cigarro tradicional, mas não é seguro e nem eficaz para ajudar a parar de fumar, sendo proibido no Brasil, pela Anvisa, desde 2009”, explicou Andréa Oliveira, técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

No Brasil, segundo dados do Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária, 443 pessoas morrem a cada dia por causas relacionadas ao tabagismo. Significa que 161.853 mortes anuais poderiam ser evitadas. Os custos dos danos produzidos pelo cigarro no Sistema Único de Saúde e na economia representam aproximadamente R$125.148 bilhões. Quanto às mortes anuais atribuíveis ao tabagismo, 37.686 correspondem à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 33.179 à doenças cardíacas, 25.683 a outros cânceres, 24.443 ao câncer de pulmão, 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao acidente vascular cerebral (AVC).

Tratamento

A Sesap, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, oferecem todo suporte às pessoas fumantes que desejam parar de fumar. O tratamento ao tabagista pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) não sendo necessário encaminhamento.

Atualmente existem unidades para tratamento em 58 municípios do Estado, distribuídos nas 8 Regiões de Saúde, incluindo Natal, Goianinha, Currais Novos, Mossoró, Pau dos Ferros, Macau e Caraúbas.

O paciente inicia o tratamento, através da abordagem comportamental e/ou a terapia de reposição de nicotina, sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico e terapeuta ocupacional.

Ascom.

Foto: Freepick.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Destaques - 2 horas atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 2 horas atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 2 horas atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 2 horas atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 2 horas atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::