Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Fitness Geriátrico: O futuro do treinamento no envelhecimento

Publicado em: 27/06/2023 - 8h30
Fitness Geriátrico: O futuro do treinamento no envelhecimento

A cada dia a expectativa de vida do ser humano aumenta. Isso se deve ao avanço da medicina, aos estudos sobre o envelhecimento, a nutrição e a melhora na qualidade de vida.

Com a população idosa em crescimento, é essencial que adaptemos nossas abordagens de treinamento físico para atender às necessidades específicas dessa faixa etária. O fitness geriátrico surge como uma resposta promissora, pois reconhece a importância do exercício regular de força e condicionamento na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

O envelhecimento traz consigo uma série de desafios físicos e cognitivos. Exemplos disso são a perda de massa muscular, a diminuição da densidade óssea e a redução da capacidade cardiovascular que são apenas algumas das mudanças que ocorrem no corpo à medida que envelhecemos. Além disso ocorre a deterioração das habilidades cognitivas que podem levar a problemas de memória e diminuição da função executiva.

Desta forma surge o o fitness geriátrico que é uma abordagem abrangente que combina exercícios de resistência, treinamento cardiovascular, flexibilidade e treinamento cognitivo, adaptados às necessidades individuais dos idosos para que mantenham a autonomia no seu envelhecimento. Não são exercicios de reabilitação, mas sim, exercícios onde se trabalham força e potência, que são as principais valências físicas que se deteria quando envelhecemos.

Em um recente estudo que saiu no periódico Cardiopulmonary Physical Therapy Jornal intitulado “Geriatric Fitness: Effects of Aging and Recommendations for Exercise in Older Adults” mostra que o incorporar o fitness geriátrico em programas de treinamento para idosos ajuda a preservar a massa muscular e a densidade óssea, reduzindo o risco de quedas e fraturas. Além disso, o treinamento cardiovascular melhora a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e doenças do metabolismo. Não é mais incomum ver “envelhescentes” com 70 anos correndo uma Maratona de 42km.

É essencial destacar que o fitness geriátrico deve ser adaptado às capacidades individuais dos idosos, levando em consideração suas condições de saúde, mobilidade e preferências pessoais. Programas de treinamento de força devem ser supervisionados por profissionais de educação física especializados em geriatria, que possuam um entendimento abrangente das necessidades e limitações específicas dos idosos.

À medida que a longevidade aumenta, o fitness geriátrico surge como um novo método de treinamento para idosos que sempre se mantiveram ativos e querem continuar sendo. O futuro do treinamento no envelhecimento está no fitness geriátrico, permitindo que os idosos vivam vidas ativas, independentes e saudáveis, desafiando os estereótipos da sociedade e aproveitando ao máximo a sua longevidade onde a idade é um mero detalhe, pois treinam como se fossem novos. Já possuo alunos que estão nesta “pegada”. E você, quando começará? Até a próxima!

Rogério Cardoso – Jornal de Piracicaba.
Foto: Freepick

Os artigos publicados no Natal em Foco não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::