Natal/RN – A castanha-de-caju é um fruto rico em polifenóis e carotenoides, compostos bioativos com ação antioxidante que ajudam a combater o excesso de radicais livres do organismo, ajudando a prevenir situações como envelhecimento precoce, pressão alta e diabetes.
Além disso, a castanha-de-caju também tem ótimas quantidades de proteínas, magnésio e potássio, nutrientes que melhoram o desempenho físico, favorecendo o ganho de massa muscular. Veja outros alimentos que ajudam no ganho de massa muscular.
A castanha-de-caju é geralmente comercializada em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, podendo ser consumida ao natural, nos pequenos lanches, ou ser usada em preparações, como pastas, leites vegetais, bolos, biscoitos e pães.
Os principais benefícios do consumo da castanha-de-caju para a saúde são:
1. Previne o envelhecimento precoce
Por ser rica em antioxidantes como carotenoides e vitamina E, a castanha-de-caju combate os radicais livres, evitando os danos às células saudáveis da pele e prevenindo, assim, a flacidez, as rugas e o envelhecimento precoce.
2. Controla os níveis de colesterol e triglicerídeos
A castanha-de-caju tem boas quantidades de gorduras poli-insaturadas e antioxidantes que controlam os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, além de promoverem o aumento dos níveis de colesterol “bom”, o HDL.
Além disso, a castanha-de-caju é rica em fibras que diminuem a absorção de colesterol e triglicerídeos no intestino, reduzindo a sua concentração no organismo e evitando doenças, como infarto e aterosclerose.
3. Regula os níveis de glicose no sangue
Por ser rico em fibras, a castanha-de-caju diminui a velocidade de absorção dos açúcares, regulando os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
4. Ajuda a prevenir doenças neurológicas
A castanha-de-caju contém vitamina E e gorduras poli-insaturadas, nutrientes com ação antioxidante que evitam os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis do cérebro, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e doença de Parkinson.
5. Melhora a depressão
Por ser rica em magnésio e triptofano, a castanha-de-caju participa da produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central, melhorando o humor e a depressão. Veja outros alimentos que ajudam a melhorar a depressão.
6. Controla a pressão arterial
A castanha-de-caju é rica em magnésio e potássio, minerais que favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos e promovem a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, facilitando a circulação de sangue e controlando, assim, a pressão alta.
7. Fortalece o sistema imune
Por ser rica em zinco, um mineral com potente ação antioxidante e anti-inflamatória, a castanha-de-caju fortalece as células do sistema imunológico, diminuindo o tempo de duração de gripes e resfriados, e acelerando a cicatrização de feridas.
8. Previne a osteoporose
A castanha-de-caju é rica em fósforo, que é um mineral importante para manter a densidade óssea, prevenindo, assim, a osteoporose. Conheça outros alimentos ricos em fósforo.
Além disso, a castanha-de-caju também é rica em magnésio, um mineral que melhora a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, fortalecendo os ossos e evitando quedas e fraturas.
9. Ajuda a evitar a anemia
A castanha-de-caju ajuda a evitar a anemia, porque é rica em ferro, um mineral que participa da formação dos glóbulos vermelhos do sangue, que é o componente responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo e que normalmente está reduzida na anemia.
A castanha-de-caju é rica em ferro, mas para melhorar a sua absorção é importante consumí-la junto com alimentos ricos em vitamina C, por ser um nutriente que melhora a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal.Veja como melhorar a absorção de ferro dos alimentos.
10. Mantém o bom funcionamento do intestino
Por ser rica em fibras, a castanha-de-caju mantém o bom funcionamento do intestino, porque aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.
Além disso, a castanha-de-caju também é rica em magnésio, um mineral que possui ação laxante, ajudando na prevenção da prisão de ventre.
11. Promove o ganho de massa muscular
A castanha-de-caju tem ótimas quantidades de magnésio e potássio, minerais que melhoram o desempenho durante os exercícios, promovendo o ganho de massa muscular.
Além disso, a castanha-de-caju é rica em proteínas, um nutriente importante para a formação dos músculos. Conheça outros alimentos ricos em proteínas.
12. Favorece a perda de peso
Por ser rica em fibras, a castanha-de-caju favorece a perda de peso, porque aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a fome e diminuindo a vontade de comer ao longo do dia.
13. Melhora a qualidade do sono
A castanha-de-caju melhora a qualidade do sono, porque é rica em magnésio e triptofano, nutrientes que participam da produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o sono.
14. Mantém a saúde dos cabelos
A castanha-de-caju mantém a saúde dos cabelos, porque contém zinco e vitamina E, nutrientes que melhoram a circulação de sangue no couro cabeludo, mantendo os fios macios e saudáveis.
Castanha-de-caju engorda?
Apesar de seus benefícios à saúde, a castanha-de-caju é rica em gorduras e, por isso, quando consumida em excesso, pode engordar.
No entanto, a castanha-de-caju é rica em fibras que ajudam a prolongar a saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia. Por isso, o consumo moderado desse fruto é uma ótima opção para as dietas de emagrecimento.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g, o que corresponde a aproximadamente 40 unidades, de castanha-de-caju torrada:
Componentes
40 unidades (100g) de castanha-de-caju torrada
Energia
613 calorias
Proteínas
19,6 g
Gorduras
50 g
Carboidratos
19,4 g
Fibras
3,3 g
Vitamina A
1 mcg
Vitamina E
1,2 mg
Triptofano
4,9 mg
Cálcio
37 mg
Magnésio
250 mg
Fósforo
490 mg
Ferro
5,7 mg
Zinco
5,7 mg
Potássio
700 mg
Para se obter todos os benefícios da castanha-de-caju, é fundamental manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.
Como consumir
Para se obter os benefícios da castanha-de-caju, é recomendado consumir entre 30 a 40 g desse fruto por dia, e, de preferência, sem aditivos, como açúcar e sal.
A castanha-de-caju pode ser incluída nos pequenos lanches, junto com outros alimentos, como frutas ou iogurtes, ou adicionada em saladas. Além disso, esse fruto também pode ser usado em receitas como pastas e leites vegetais, ou, na forma de farinha, para ser usado em receitas, como bolachas, biscoitos e pães.
Fonte: Tua Saúde.
Foto: Carlos Oliveira / Natal em Foco.
Tags: Saúde
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:SaúdeDesenvolvido por Argo Soluções
:::: PUBLICIDADE :::::
::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::