Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Conheça 9 benefícios do abacate para sua saúde

Publicado em: 04/06/2023 - 10h19
Conheça 9 benefícios do abacate para sua saúde

O abacate é uma das frutas mais completas, pois oferece uma grande quantidade de macro e micronutrientes essenciais para o organismo.

O abacate é uma das frutas mais abundantes na América do Sul. No entanto, seus benefícios para a saúde são conhecidos no mundo todo.

Não é à toa que o abacate se tornou sensação entre as dietas saudáveis do momento. A fruta é rica em diversos nutrientes importantes para o nosso corpo, sendo mais conhecida como fonte de gordura saudável.

Há vários motivos para incluir o abacate na alimentação e existem muitas receitas saborosas para consumir essa fruta tão nutritiva. A seguir, você confere quais são os benefícios do abacate, suas propriedades nutricionais e dicas para consumir no dia a dia. Acompanhe!

Propriedades nutricionais do abacate
O abacate é uma das frutas mais completas, pois oferece uma grande quantidade de macro e micronutrientes essenciais para o organismo. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, a TACO, é possível encontrar os seguintes nutrientes em 100g de abacate:

Benefícios do abacate para saúde
Agora que você já conhece os principais nutrientes desta fruta tão comum no nosso país, vamos entender quais são os 9 benefícios do abacate para a saúde.

Proteção para os olhos
O abacate contém um carotenóide de pigmentação amarela, conhecido como luteína. Ela é depositada na retina e, assim, ajuda a filtrar a luz nociva e proteger o olho dos radicais livres.

Além disso, protege os olhos de possíveis danos e estimula a regeneração de células oculares saudáveis. Portanto, previne e reduz o desenvolvimento de doenças como degeneração macular e catarata à medida que se envelhece.

A gordura saudável do abacate aumenta a absorção de carotenóides, incluindo beta-caroteno, licopeno e zeaxantina, que combatem os danos dos radicais livres e protegem as células.

Melhora de doenças inflamatórias
O abacate também pode reduzir os sintomas de doenças inflamatórias crônicas, como Crohn, fibromialgia, Parkinson e colite ulcerativa.

Contribui com o controle do colesterol
Um dos benefícios mais conhecidos do abacate para a saúde é a contribuição com o controle do colesterol. Isso porque ela é rica em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol – um tipo de fitoesterol que possui estrutura similar ao do colesterol.

No organismo, o beta-sitosterol compete com o colesterol ruim, fazendo com que ocorra a redução do LDL e aumento do HDL.

Prevenção do envelhecimento precoce
O abacate também é rico em luteína, vitaminas e minerais com capacidade antioxidante (vitaminas C, E e zinco, por exemplo), que são aquelas substâncias capazes de combater a oxidação das células.

A ação antioxidante presente no abacate é importante para prevenir o envelhecimento celular.

Ajuda no controle da pressão arterial
Além de auxiliar no controle do colesterol, o abacate também possui potássio e luteína, que auxiliam na saúde das artérias, no controle do estresse oxidativo e mantém os níveis adequados da pressão arterial. Por isso, a fruta também ajuda no controle da pressão arterial e é uma aliada na saúde do sistema cardiovascular.

Contribui para prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer
Um benefício muito interessante do abacate é a contribuição com o tratamento de alguns tipos de câncer, como o de boca e o de garganta. Além dos antioxidantes que previnem a doença, a fruta é muito nutritiva e calórica, ideal para pacientes em tratamento do câncer que perdem muito peso. O óleo do abacate também é muito usado para o tratamento da pele e cabelos em pacientes que tratam a doença com terapias mais agressivas.

Colabora com o controle do estresse
Outra descoberta do abacate é que a fruta colabora com o controle do estresse. Nesse caso, o óleo da fruta possui a capacidade de influenciar no humor, ajudando a controlar o estresse crônico causado pela pressão emocional sofrida pelo indivíduo ao longo do tempo.

Ajuda no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue
Dois motivos que fazem do abacate um estabilizador de açúcar no sangue: as gorduras boas e as fibras.

As gorduras mono e poliinsaturadas do abacate podem reduzir os níveis elevados de gorduras saturadas e reverter a resistência à insulina para ajudar a regular os níveis de glicose no sangue (o açúcar). As fibras solúveis do abacate também estabilizam os seus níveis sanguíneos. Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de doença cardiovascular.

Além do abacate ser importante para a redução dos níveis de LDL e da pressão arterial, é um excelente alimento para pessoas com diabetes.

Melhora o funcionamento do intestino
Outro benefício do abacate é a melhora do funcionamento do intestino. Isso porque a fruta é rica em fibras e água, dois elementos importantes para o funcionamento intestinal. Se você sofre de constipação intestinal, a inclusão do abacate na sua rotina alimentar será uma boa estratégia.

Como escolher e armazenar o abacate corretamente
O abacate é uma fruta acessível em todo o país, podendo ser encontrada em feiras livres, supermercados e nos famosos “sacolões” espalhados pelo Brasil. A safra ocorre de janeiro a janeiro, conforme a variedade (tipo) de abacate.

A preferência na escolha do abacate deve ser sempre pelo orgânico, produzido a partir da base agroecológica e dentro da safra. Dentre os tipos, o avocado é o menor, tem menos água e concentra mais nutrientes. Porém, dependendo da preparação e da época do ano, você pode escolher o tipo de abacate que se adequa melhor e ser beneficiado com os mesmos nutrientes.

E para saber se o abacate está maduro e pronto para o consumo, basta pressioná-lo levemente com os dedos. Se estiver um pouco macio, está no ponto certo para ser consumido.

Por último, para armazenar o abacate é recomendado higienizar a fruta adequadamente e colocá-la na geladeira.

Se já estiver aberto, adicione suco de limão para conservar por mais tempo. Todavia, evite ultrapassar três dias após aberto.

No caso de frutas bem maduras, a polpa pode ser congelada por até 1 mês.

a e adicione à mistura;
Adicione folhas verdes da sua preferência;
Esprema o caldo de 1/2 de limão;
Adicione sal e azeite a gosto.
Adicionando uma proteína magra ao prato, como um peito de frango grelhado ou um salmão grelhado, você tem uma refeição completa e muito nutritiva. Essa salada também pode ser consumida como um lanche nutritivo.

Guacamole
Por último, outra receita deliciosa para incluir no seu cardápio e aproveitar ainda mais as propriedades do abacate é o guacamole, uma receita de origem mexicana que é muito versátil e pode ser muito saudável. Veja a seguir os ingredientes e o passo a passo completo:

Amasse 1/2 abacate maduros em uma tigela;
Adicione o caldo de 1 limão inteiro;
Adicione 2 colheres de sopa de azeite;
Pique e adicione hortelã a gosto;
Acrescente 1 tomate picado nessa mistura;
Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto;
Misture delicadamente e sirva com acompanhamentos.
Embora o guacamole seja uma preparação saudável, é importante escolher acompanhamentos nutritivos e pouco calóricos.

Por exemplo, torradas integrais no lugar dos nachos que são industrializados. Essa receita também pode ser consumida como acompanhamento de uma carne grelhada e completar uma refeição.

Fonte: https://minhasaude.proteste.org.br/conheca-beneficios-do-abacate-para-sua-saude/

Foto de capa: Carlos Oliveira.

 

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Mais lidas
1
Capa - 5 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 5 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 10 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 10 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 10 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::