Natal/ RN - sábado, 14 de setembro de 2024
(84) 99128-5300

Bahia já registra duas mortes por febre oropouche

Publicado em: 26/07/2024 - 7h00
Bahia já registra duas mortes por febre oropouche

Duas mulheres morreram por febre oropouche na Bahia, confirmou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25/7). Os casos, segundo a pasta, são inéditos. Elas não tinham comorbidades e apresentaram sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave.

Há outra morte em investigação em Santa Catarina.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, a primeira pessoa a ter a morte confirmada pela doença foi uma mulher de 24 anos que morava na cidade baiana de Valença. Ela morreu em 27 de março.

A segunda morte, de uma paciente de 21 anos, ocorreu em 10 de maio no município de Camamu.

As pacientes, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, apresentaram um início abrupto de febre, dor de cabeça, dor retro orbital e mialgia, que rapidamente evoluíram para sintomas graves, incluindo dor abdominal intensa, sangramento e hipotensão.

Os riscos da febre oropouche no Brasil
O vírus que causa a febre oropouche tem sua circulação principalmente em áreas de florestas, como a região Amazônica, devido ao clima úmido. No entanto, ele vem se adaptando às áreas urbanas.

“O mosquito maruim, principal transmissor da doença, pode ser encontrado em vários Estados, a diferença é que ele não está infectado com o vírus. Se essa infecção acontecer, a doença pode se espalhar para outras áreas”, diz o infectologista Luiz Tadeu Moraes Figueiredo coordenador do Centro de Pesquisa em Virologia da USP de Ribeirão Preto e membro da Sociedade Paulista de Infectologia.

A infectologista Carla Kobayashi, do Hospital Sírio-Libanês, explica que o vírus está mais presente na região Norte por causa das características do ambiente, como umidade e grandes áreas de mata.

“Para se ter um surto no país, como acontece com a dengue, esse vírus teria que se adaptar às outras regiões”, disse Kobayashi.

Ainda segundo os especialistas, para que um surto aconteça em outras localidades é preciso a combinação de dois fatores como: ter a transmissão importada (vinda através de um paciente infectado na Amazônia) e falha no diagnóstico da doença.

A falta de diagnóstico pode fazer com que o vírus contamine os mosquitos saudáveis de outras localidades, fazendo com que o vírus se espalhe. O mosquito maruim pode ser encontrado em diversas regiões do país.

“O vírus vem se tornando cada vez mais comum na região Norte e vem migrando rumo ao Sudeste do Brasil com pacientes importados, como o caso do Rio de Janeiro. Por isso é necessário fazer o diagnóstico correto da doença para que o vírus seja identificado e isolado, evitando a proliferação dele”, acrescenta Figueiredo.

“Embora um surto seja uma possibilidade, não é algo iminente”, concluiu Figueiredo.

Fonte: BBC Brasil.

Foto: Reprodução.

Febre oropouche

A febre do Oropouche é uma doença causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.

Os sintomas são parecidos com os da dengue e da chikungunya.

O quadro clínico agudo pode evoluir com febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e dor articular. Outros sintomas, como tontura, dor atrás do olhos, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados.

O que é Oropouche no Brasil?
Quanto tempo dura a febre oropouche?
O que tomar para febre oropouche?
Qual a origem da febre oropouche?

Tags: , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::