Natal/ RN - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Transição energética foi tema da primeira reunião do Consórcio Nordeste

Publicado em: 03/02/2024 - 6h46
Transição energética foi tema da primeira reunião do Consórcio Nordeste

Na pauta, a avaliação do potencial de minerais críticos para a transição energética nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba

Com foco no fortalecimento e na integração das gestões dos estados nordestinos, na manhã desta quinta-feira (01/02), a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) e o Consórcio Nordeste deram início às discussões propostas por esta ferramenta de gestão que valoriza as demandas de cada unidade federativa participante.

O secretário em exercício da Seplan, professor José Dionísio Gomes, e o coordenador de Desenvolvimento de Recursos Minerais, e o engenheiro Paulo Morais, representaram o Governo do Estado do RN na reunião que foi mediada pelo subsecretário de Programa do Consórcio Nordeste, Giles Azevedo. 

Representando os Governos dos Estados vizinhos, que também dispõem de potencial na área da mineralogia, estiveram presentes, o secretário executivo de Energia do Ceará, Joaquim Rolim; e o diretor de Recursos Minerais e Hidrogeologia da Secretaria de Recursos Hídricos na Paraíba, Marcelo Falcão.

A discussão – que permeou a busca por projetos que possam viabilizar e dar início às atividades pretendidas pelo Consórcio Nordeste – também contou com representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), nas pessoas do Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino Lima Neto; do diretor geral em exercício do Centro de Tecnologia Mineral – CT Mineral/IFRN, Rafael Hernandez Damascena dos Passos;  do diretor de Planejamento e Negócios da CT Mineral/IFRN, Elias Nunes Filho;  e do geólogo pesquisador sênior do IFRN, Alexandre Magno Rocha.  A CPRM foi representada pelo chefe do Núcleo de Apoio de Natal Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM, Francisco de Assis Reis Barbosa; pelo pesquisador em Geociências, Eugênio Pacelli Dantas; e pelo pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil, Vladimir Medeiros.

Para José Dionísio Gomes, a reunião foi muito elucidativa e positiva. “É muito importante essas trocas e comunhão de ideias. Com toda certeza esta vivência será potencializadora das conquistas e dos resultados que a Seplan e o Governo do RN conquistarão por meio do Consórcio Nordeste. Este foi só o começo de uma sequência de reuniões que discutiremos sobre os projetos” finalizou o secretário em exercício da Seplan.

Ascom.

Tags: , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::