Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Sesap lança Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN

Publicado em: 17/04/2023 - 11h05
Sesap lança Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN

A saúde das mulheres é uma das prioridades da atual gestão estadual. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde/CAS, Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas/SAPS, Núcleo Ciclos de Vida/Área Técnica Saúde da Mulher, lançará a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PEAISM/RN), no próximo dia 19, das 8h às 13h, no Hotel Praia Mar, em Natal.

O evento reunirá gestores, coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Saúde da Mulher, profissionais de saúde e áreas afins envolvidos na atenção à saúde das mulheres do RN.

O objetivo principal da Política é promover ações estratégicas de forma articulada, para efetivar a atenção integral à saúde das mulheres no estado, fortalecendo as políticas de prevenção, promoção e vigilância em saúde em todos os ciclos de vida e diversos segmentos populacionais, de modo a contribuir para a redução da morbimortalidade, na perspectiva do cuidado integral, humanizado e da garantia de direitos.

A Política foi construída de forma articulada e coletiva, com a colaboração das áreas técnicas das coordenações da Sesap, da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde – DPIPS, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde – CVS, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos – SEMJIDH e demais parceiros.

Considerando as especificidades populacionais e a importância da participação popular de todos os grupos de mulheres, foram realizadas cirandas regionais com a temática “As Vozes das Mulheres Potiguares na Construção das Políticas de Equidade em Saúde”, em parceria com a DPIPS, CVS, Regionais de Saúde, SEMJIDH, coletivos de mulheres e Conselho Estadual de Saúde.

As cirandas aconteceram em todas as regiões de saúde do RN, por meio de rodas de conversa e discussões, promovendo escuta qualificada a partir da realidade dos grupos específicos de mulheres: ciganas, indígenas, negras e quilombolas, mulheres de matriz africana, mulheres em situação de rua, mulheres dos campos, águas e florestas (marisqueiras, pescadoras artesanais, agricultoras), refugiadas, apátridas, migrantes, LBTI+ e mulheres com deficiência.

A implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher do RN será efetivada pelos gestores do SUS em nível estadual e municipal, em articulação com o ente federal, buscando desenvolver ações relacionadas aos objetivos da Política e implementar as estratégias prioritárias, de acordo com suas competências e responsabilidades específicas.

Ascom.

Foto: Reprodução.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Mais lidas
1
Capa - 6 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 6 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 11 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 11 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 11 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::