Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

SENAI-RN anuncia 1ª Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil

Publicado em: 01/09/2023 - 5h48
SENAI-RN anuncia 1ª Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil

Portaria que credencia a Faculdade – a primeira com esse perfil criada no país – foi apresentada ao Conselho Regional do SENAI-RN, em reunião na Casa da Indústria

O diretor do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, anunciou oficialmente ao Conselho Regional da instituição a autorização do Ministério da Educação para início das atividades da FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais que irá instalar em Natal.

A portaria que credencia a Faculdade – a primeira com esse perfil criada no país – foi publicada quase um ano após a emissão de parecer favorável da Secretaria de Regulação do Ensino Superior e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculados ao Ministério.

O documento foi apresentado pelo executivo, nesta quinta-feira (31), durante reunião na Casa da Indústria para apresentação dos resultados acumulados pelo SENAI, entre janeiro e julho. “Agora, o início do funcionamento da FAETI é planejado para 2024. A estratégia para o lançamento está em discussão com a equipe técnica”, disse Mello.

O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, ressaltou que a instituição “será um diferencial para o Rio Grande do Norte, conferindo mais visibilidade ao estado e também ao SENAI”. “O estado é o maior produtor nacional de energia eólica e não podia deixar de ter essa Faculdade”, frisou ele.

Formação

O foco da FAETI será na formação de profissionais voltados/as às necessidades práticas da indústria de energias renováveis, atividade em que o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) já são referências nacionais em educação profissional, Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e oferta de serviços tecnológicos.

A Faculdade será instalada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, complexo que, na área de energia, já sedia o CTGAS-ER e o ISI-ER. Os planos para o início da operação incluem cursos de graduação e pós-graduação focados especialmente na área de engenharia.

(Clique aqui para saber mais no texto “Portaria do MEC autoriza funcionamento da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN”).

Resultados

O investimento no ensino superior se soma às demais frentes de atuação do SENAI na educação, área em que, nos primeiros sete meses do ano, registrou 16.240 matrículas em cursos diversos, segundo apresentou o diretor.

Com relação aos serviços relacionados a Soluções de Tecnologia e Inovação oferecidos ao mercado foram 1.604 atendimentos, abrangendo um total de 386 empresas, de diferentes portes, em áreas como metrologia, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.

Na reunião também foram citadas diversas ações realizadas no período. Na área de energia, foram destaques a apresentação, no Amapá, do projeto do maior mapeamento eólico offshore do Brasil e o início das medições dos potenciais eólico e solar no estado – por parte do ISI-ER – “um evento de muito sucesso”, disse Rodrigo Mello. Houve ainda discussões sobre possibilidades de cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. O Instituto visitou o ISI-ER em julho.

No campo da sustentabilidade, o CTGAS-ER apresentou o projeto de desenvolvimento do buggy elétrico que liderou no RN e projetos de eficiência energética para a indústria, em Congresso no Pará. Alunos do curso de logística também criaram um manual de práticas sustentáveis para empresas.

Parcerias com diferentes instituições foram mencionadas. Junto com o Sindmóveis, por exemplo, foi iniciado um curso de qualificação em julho para formação de assistentes operacionais para a indústria moveleira. Com a prefeitura de Ouro Branco foram formados novos eletricistas de motocicletas. Já com o Coex, Comitê que reúne produtores e exportadores de frutas, foi firmada parceria para cursos de capacitação e qualificação para empresas do ramo. Uma parceria também foi concretizada com o IEL e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para atendimento a apenados e egressos do sistema prisional.

O Conselho Regional do SENAI-RN é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência.

Memória

A reunião desta quinta-feira foi marcada, ainda, pelo lançamento do livro “Memória do Senai do Rio Grande do Norte, de 1943 a 1988”, do economista e ex-colaborador do Sistema FIERN, Paulo Pereira dos Santos (in memoriam).

A obra narra, a partir de documentos e entrevistas, a história da instituição com os principais fatos registrados até 88. Ela será distribuída para bibliotecas públicas do estado, Indústrias do Conhecimento do SESI-RN e também nas unidades SESITEC, ambientes da instituição que focam na criação, com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia

Maria da Conceição Araújo dos Santos, 84, viúva do autor, e o filho dele, José Carlos Araújo dos Santos, participaram do lançamento do livro.

Reunião desta quinta-feira foi marcada, ainda, pelo lançamento do livro “Memória do Senai do Rio Grande do Norte, de 1943 a 1988”, do economista  Paulo Pereira dos Santos (in memoriam). Na imagem, ele é representado pela família, ao lado do presidente da FIERN, Amaro Sales, e do diretor 1º Tesoureiro da Federação, Roberto Serquiz

Uma das seções do material aborda a criação do “Centro de Confecções Clóvis Motta”, do SENAI, com atividades iniciadas em 1981.

O Centro foi dirigido por Paulo Pereira Santos e cerca de 40 anos depois está no roteiro de um vídeo especial produzido pelo SENAI para mostrar como a educação pode abrir horizontes e, literalmente, impulsionar novos voos profissionais e pessoais, dentro e fora do estado.

O enredo traz a história de Layne Rodrigues, de 21 anos, estudante de Design de Moda que vai representar o Rio Grande do Norte na Olimpíada Nacional do Conhecimento promovida pelo SENAI.

A competidora é natural de Bom Jesus (RN). Iniciou a trajetória em um curso gratuito de costura realizado pela instituição e quis ir além.

Agora, se prepara para disputar o título da Olimpíada, com uma intensa rotina de estudos que intercala alegrias e também desafios que conta no vídeo, cheia de emoção.

Nesta semana, ela embarcou pela primeira vez em um voo, rumo a atividades, em São Paulo, que simulam o que irá encontrar no momento da competição.

Ao lado do instrutor Everton Guimarães, Layne foi homenageada pela companhia aérea GOL com uma mensagem de incentivo preparada pela equipe do SENAI e lida pelo comandante.

“Nós estamos mudando a história das pessoas. A formação que essa jovem recebeu e estar nessa competição mudaram a vida dela. São frutos do trabalho que vem sendo desenvolvido. Nós precisamos valorizar essas histórias”, disse o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI, após exibição do vídeo na reunião.

Ascom.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Capa - 5 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 5 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 10 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 10 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 10 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::