Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Saldo do emprego formal no RN tem acréscimo de 0,54%, aponta Novo CAGED

Publicado em: 03/08/2023 - 3h38
Saldo do emprego formal no RN tem acréscimo de 0,54%, aponta Novo CAGED

Natal/RN – No mês de junho, o saldo do emprego com carteira assinada no Rio Grande do Norte correspondeu a +2.474 vagas abertas, resultantes da diferença entre +18.460 admissões e -15.986 desligamentos, proporcionando um acréscimo de +0,54% no total de empregados, segundo a estimativa do Novo CAGED.

Este foi o maior saldo de 2023 e o quarto positivo do ano. Todavia, o incremento ficou abaixo da performance de junho de 2022 quando foram abertas 3.871 vagas. A perda de força pode ser explicada por dois fatores. O primeiro se deve a um volume maior de contratações para a fabricação de biocombustíveis no ano anterior; o segundo está relacionado ao patamar elevado dos juros, que vem restringindo o acesso ao crédito, tanto para o investimento da produção quanto para o financiamento do consumo.

Os quatro grandes setores da atividade assinalaram balanço positivo do emprego em junho no estado, a saber, por ordem decrescente, Agropecuária (+1.061), Indústria (+997), Comércio (+361) e Serviços (+55 vagas).

O destaque da Agropecuária se deve ao início das contratações para o ciclo anual do cultivo de melões e de outras frutas. Na Indústria, a Construção ainda é o principal impulsionador de empregos.

No Comércio, o maior saldo foi assinalado pelo Comércio varejista de equipamentos de telefonia e de comunicação. Quanto aos Serviços, que costumam liderar a abertura de vagas, o desempenho do mês surpreendeu por ter sido o mais fraco do ano, ainda que positivo. Neste caso, o que se observou foi um volume de desligamentos muito próximo ao de admissões, e alguns segmentos com saldos negativos na Administração, Saúde e serviços sociais públicos, além dos segmentos de Informação e Comunicação.

Números Brasil

No conjunto do país, o saldo do emprego com carteira em junho foi positivo em +157.198 vagas, proporcionando um crescimento 0,36% no contingente de empregados da modalidade de vínculo. O resultado superou o de maio, mas ficou muito abaixo (-44,84%) do saldo de junho de 2022 (+285.009).

Todos os grandes setores registraram saldos positivos no mês. A liderança em volume de vagas abertas no país continuou com os Serviços (+76.420), seguida, por ordem decrescente, pelo conjunto da Indústria (+33.070), considerando Indústria Geral mais Construção, Agropecuária (+27.159) e Comércio (+20.554).

No setor industrial, a Construção manteve a dianteira na abertura de vagas (+20.953), enquanto a Indústria Geral (demais atividades do setor) abriu +12.117.

No período janeiro-junho, foram abertos +1.023.540 postos de trabalho com carteira no Brasil, enquanto nos últimos 12 meses o saldo foi de +1.651.953 (Detalhes na tabela
correspondente).

Clique no link e confira a Síntese do Novo CAGED do RN na íntegra

Assessoria.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Capa - 4 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 4 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 9 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 9 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 9 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::