Natal/ RN - terça-feira, 21 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Roberto Serquiz da FIERN diz que Usina Solar de Mendubim é exemplo de ESG

Publicado em: 10/04/2024 - 7h15
Roberto Serquiz da FIERN diz que Usina Solar de Mendubim é exemplo de ESG

Natal/RN – Da inauguração da Usina de Energia Solar de Mendubim, em Assu, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou que as empresas que integram este que é um dos maiores empreendimentos de energia fotovoltaica do país, tiveram o cuidado de assegurar que ali fosse erguido um projeto sustentável e com responsabilidade social – de acordo com os conceitos empresariais de ESG, que envolvem ações ambientais, sociais e de governança.

Para Roberto Serquiz, que na solenidade de inauguração também representou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os depoimentos do prefeito de Assu, Gustavo Soares, e da colaboradora da Usina, Jessica Rejane, deixaram claro a sustentabilidade do empreendimento, expressivo em termos de geração energia limpa.

“As três empresas norueguesas se uniram e acreditaram em um dos principais ativos naturais do Rio Grande do Norte”, destacou o presidente da FIERN.

Em seguida, ele observou que os relatos do prefeito e da colaboradora demonstraram que essas empresas atuaram na comunidade, exercitando a governança e a responsabilidade socioambiental.

Roberto Serquiz destacou que, historicamente, essas empresas que investem na geração de energias aplicam o conceito de ESG. “É importante conhecer a história de como elas chegaram e como construíram esse parque”, observa. Com esse conhecimento, explicou, é possível entender que a maioria das empresas que investem nessa área de energia renovável têm uma cultura de responsabilidade social.

A Usina inaugurada pertence às empresas norueguesas Scatec, Hydro e Equinor e está localizada no município de Assu. Trata-se de uma das maiores do país na geração energética fotovoltaica e foi apontada pelos dirigentes das empresas que integram o empreendimento como um dos mais expressivos projetos de descarbonização do mundo.

A cônsul da Noruega, Mai Tonheim, disse que a inauguração mostra uma presença de longo prazo das empresas no Brasil e avanço na transição verde. “Espero levar a força e exemplo de cada potiguar que encontrei aqui”, acrescentou.

O CEO da Scatec, Terje Pilskoj, citou que o parque da usina de energia de Mendubim terá um milhão de painéis solares. O complexo contará com uma capacidade de geração para o equivalente ao consumo de 620 mil residências. A compradora de energia Alunorte, a maior refinaria de alumínio do mundo, ficará com 10% do projeto.

O investimento total na planta alocou mais de R$ 2,1 bilhões e compreende 13 usinas, um complexo de energia solar de 531 MW, em uma área cujo perímetro estende-se por 38 quilômetros.

O complexo Mendubim é um dos mais de 40 projetos de energia solar com contrato fechado e assinado, previstos para operar no RN até 2026, e que somam um investimento R$ 7 bilhões. Atualmente, existem duas usinas de grande porte em funcionamento no RN (Assu e Areia Branca). Durante a solenidade de inauguração, a governadora destacou que as empresas que implementaram um projeto inclusivo.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato – que também é um dos vice-presidentes da FIERN – e de Defesa Social, Coronel Araújo, também acompanharam a inauguração, além de prefeitos e deputados.

Texto e fotos: Aldemar Freire

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::