Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Rio Grande do Norte teve o maior crescimento na produção industrial do primeiro semestre de 2023

Publicado em: 15/09/2023 - 2h34
Rio Grande do Norte teve o maior crescimento na produção industrial do primeiro semestre de 2023

O Rio Grande do Norte foi o estado com maior crescimento na produção industrial no primeiro semestre de 2023, é o que mostra a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, analisa que os números do estado na PIM-PF são resultado de setores estratégicos, como Petróleo e Gás.

“O refino de biocombustíveis, mais especificamente, cresceu 11,57% entre janeiro a julho de 2023. A região Oeste Potiguar vem crescendo e entendemos que o Petróleo e Gás é essencial para esse processo”, avalia Amaro.

“A pesquisa deixa clara a importância do setor e sua abertura para exploração por novas empresas privadas, o que proporciona novas contratações, aquecimento da cadeia produtiva e impulsionamento de formação técnica e mão de obra especializada”, acrescenta o presidente da FIERN.

Outros setores também contribuíram com o resultado do Rio Grande do Norte na pesquisa, como o de Alimentos, que cresceu 2,49%; e o de Vestuário, que teve alta de 0,38%.

Para o presidente da FIERN, a expectativa é de sequência dos números positivos. “Esperamos a manutenção das taxas de crescimento e, possivelmente, novos recordes, visto que já é o segundo mês que o Rio Grande do Norte se destaca na pesquisa mensal industrial”, comenta.

Números do crescimento

Com alta acumulada de 9,8%, na comparação com o mesmo período em 2022, o Rio Grande do Norte está no topo da lista de crescimento na produção industrial no primeiro semestre entre os estados brasileiros. O segundo estado com maior crescimento de janeiro a julho foi o Amazonas (6,5%), seguido de Minas Gerais, com 5%; Rio de Janeiro, com 4,3%; e Espírito Santo, com 4,2%.

Apenas no mês de julho, a indústria potiguar cresceu 50,7% na comparação com julho de 2022, diferente da maior parte do Brasil. A indústria registrou uma queda média de -1,1% no país, ao longo do mês. O RN também se destaca em comparação com o restante da região Nordeste, que teve recuo de -4,2%.

O IBGE também ressalta o papel do setor de Petróleo e Gás para o resultado da indústria potiguar. A publicação mostra que a produção de derivados do petróleo no estado cresceu 172,4% em julho e, no acumulado do ano, chegou a 20,8%.

O crescimento foi impulsionado, de maneira geral, pela indústria de transformação, que teve alta de 102,9% em relação a julho de 2022, alcançando um acumulado de 18,8% no ano. O setor específico responsável pela alta foi o de coque — produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, como óleo diesel, óleos combustíveis e querosenes de aviação.

Texto: Guilherme Arnaud

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Destaques - 34 minutos atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 39 minutos atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 45 minutos atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 48 minutos atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 53 minutos atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::