Natal/ RN - sexta-feira, 12 de julho de 2024
(84) 99128-5300

Rio Grande do Norte tem a quarta maior taxa de homicídios de negros do país

Publicado em: 20/06/2024 - 7h33
Rio Grande do Norte tem a quarta maior taxa de homicídios de negros do país

O Rio Grande do Norte tem a quarta maior taxa de homicídios de negros do país. É o que aponta levantamento do Atlas da Violência 2024, referente à taxa de homicídios de negros por 100 mil habitantes em 2022.

A publicação teve dados divulgados nesta terça-feira (18), trazendo um cenário da criminalidade em todo o país, dentro de determinados períodos.

O mapeamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) deu conta de que o estado da Bahia liderou o ranking nesse quesito com índice de 51,6, com 6.259 pessoas negras mortas no estado em 2022; seguido de Amapá, com taxa de 48,8.

A lista dos cinco estados brasileiros mais violentos em 2022 para pessoas negras é completada por Amazonas, com índice de 47,5; Rio Grande do Norte, com 45,3; e Alagoas, com taxa de 45,1 cada.

São Paulo teve o menor índice: 8,3, e a média nacional foi de 29,7. No que se refere aos homicídios em geral, o estado potiguar apresentou, segundo o estudo, um cenário menos negativo em determinados períodos.

Considerando as variações entre 2017 e 2022, as maiores reduções de homicídios em geral ficaram por conta do Acre, que logrou diminuição de -57,0%; seguido do Rio Grande do Norte (-49,1%) e Ceará (-45,9%).

De acordo com trecho da pesquisa, alguns estados como o RN e CE, ‘têm investido nos últimos anos em um trabalho integrado das organizações de segurança pública e ações orientadas pela análise criminal, conjugado a trabalho de inteligência policial’.

A edição deste sábado (22) do Jornal DE FATO traz uma reportagem especial esmiuçando demais dados do Atlas da Violência 2024 referente ao cenário no Rio Grande do Norte, como homicídios ocultos e estimados; e violências contra a infância e juventude, contra a mulher, contra a população LGBTQI+, e contra pessoas idosas; além de um quadro sobre homicídios por arma de fogo no estado potiguar.

Por Fábio Vale / Repórter do Jornal de Fato

Foto de Capa: Agência Brasil.

Veja ainda

Mossoró no Rio Grande do Norte é a 11ª cidade mais violenta do Brasil

O município tem uma média de homicídios de 64,3 por 100 mil habitantes. Segundo o Censo 2022, Mossoró tem 264.577 mil moradores.

De acordo com o Atlas, são 16 cidades nordestinas entre as 20 mais violentas, sendo sete delas na Bahia.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::