Natal/ RN - quinta-feira, 30 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Rio Grande do Norte sediará o Encontro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Publicado em: 01/11/2023 - 1h23
Rio Grande do Norte sediará o Encontro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

O Rio Grande do Norte sediará, pela primeira vez, o 32ª Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA/Unesco, que ocorrerá entre os dias 20 e 25 de novembro, em Natal, nos auditórios Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, e no Tocandira, no Parque das Dunas.

O Encontro é realizado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, em parceria com o Governo do Estado do RN, por meio do Idema.

O evento tem início no dia 20 de novembro, a partir da 18h, na sede do Idema, com a entrega do Prêmio Muriqui, com o objetivo de incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica.

Em seguida, haverá a Palestra Virtual “O futuro é ancestral?” com o membro da Academia Brasileira de Letras, filósofo, professor, escritor, poeta, ambientalista e líder ativista ambiental, Ailton Krenak. Com uma trajetória marcada pela defesa dos povos originários, Ailton Krenak é organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que concentra comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e escreveu obras como ‘Ideias para Adiar o Fim do Mundo’ (2019), ‘A Vida Não é Útil’ (2020), ‘O Amanhã Não Está à Venda’ (2020), entre outros.

Durante a abertura, outra participação significativa será a presença da principal liderança do Quilombo Mandira, Chico Mandira, que teve papel essencial na valorização da atividade de coleta sustentável de ostras e na criação da Cooperostra, no interior de São Paulo. Ele encabeçou o processo de reconhecimento de Mandira como quilombola, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.

A gestora do Parque das Dunas e presidente da Reserva, Mary Sorage, destaca a importância do evento. “Neste encontro, reunimos uma comunidade dedicada e comprometida com a preservação da Mata Atlântica, que é uma das florestas mais biodiversas e ameaçadas do mundo. É essencial continuarmos a fortalecer nossos esforços e colaboração em prol do meio ambiente. A Mata Atlântica desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde do planeta, fornecendo serviços ecossistêmicos vitais, como a regulação do clima e a purificação da água”, afirmou a presidente da RBMA.

Os interessados em participar da palestra virtual de Ailton Krenak, podem se inscrever AQUI.

Reunião do Conselho Nacional RBMA

Nos dias 21 e 22 de novembro, ocorrerá a reunião dos membros do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A 32ª Reunião Ordinária do CNRBMA acontecerá, presencialmente, no Auditório Tocandira, no Parque das Dunas, em Natal, e virtualmente, através da plataforma Google Meet (para os membros do Conselho) e transmissão ao vivo, via Youtube.

Seminário Nacional

Durante o Encontro, ocorrerá o Seminário Nacional ‘Mata Atlântica – Implementando o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal da CDB’, nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Idema. Ao final do evento, será produzida coletivamente a Carta de Natal, buscando traçar os primeiros passos da jornada da RBMA.

A solenidade de abertura do Seminário ocorrerá no dia 23, às 9h, no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Idema, com a participação de representantes da Unesco, Ministério do Meio Ambiente, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente – ANAMMA, Aldeia Katu, Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, entre outros.

No decorrer do evento, serão apresentados três painéis, dois deles no dia 23. O primeiro, das 10h às 12h, ‘O Estado da Arte no Bioma – A Mata Atlântica e a CDB.’ O segundo painel, das 14h às 17h30, ‘Políticas Públicas e os Objetivos da CDB: Conservando a Mata Atlântica com foco na Conservação da Biodiversidade’. O terceiro painel ocorrerá no dia 24, das 09h às 12h30, ‘Políticas Públicas e os Objetivos da CDB: Conservando a Mata Atlântica com foco no Uso Sustentável da Biodiversidade’.

Inscreva-se para o Seminário AQUI.

Rede Brasileira de Reservas da Biosfera – A RBRB

Em Natal, o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” é um Posto Avançado da Biosfera da Mata Atlântica. As Reservas da Biosfera – RB são áreas territoriais representativas de valiosos ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, internacionalmente reconhecidas pela Unesco, por meio do Programa “O Homem e a Biosfera” – MAB (sigla em inglês), por solicitação dos governos nacionais. Atualmente existem no mundo 727 Reservas da Biosfera em 131 países.

No Brasil, possui, aproximadamente, 90 milhões de hectares, sendo cerca de 73 milhões de hectares em áreas terrestres e 16,5 milhões de hectares em áreas marinhas, abrangendo áreas dos 17 estados brasileiros, onde ocorre a Mata Atlântica, o que permite sua atuação na escala de todo o Bioma. Forma um grande corredor ecológico entre o Piauí e Rio Grande do Sul, ao longo da Costa e também em partes dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, avançando mar afora e englobando diversas ilhas oceânicas como Fernando de Noronha e a Cadeia Abrolhos Trindade.

O evento acontece com o apoio do Neoenergia, Bracell, Elera Renováveis, Casa dos Ventos, Cia Ambiental, Banco do Nordeste, Luck Turismo, Caern, MVP Engenharia, CRN-BIO, Empresas Amigas da Mata Atlântica: Votorantim Cimentos, CPEA, Usina Coruripe, Espaço Namata, Combustech, Grupo Santo Antônio, Grupo Marquise. Além disso, o evento conta com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do NorteOAB/RN, Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE/RN, SOS Mata Atlântica, ANAMMA, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte – Semarh, UNI RN, Casadágua – Instituto de Criação, Governo do Estado de São Paulo, Governo da Paraíba, UFRN, Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA, Projeto Cetáceos da Costa Branca e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA.

– Confira AQUI a programação completa do 32º Encontro Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).

Ascom.

Foto de capa: Natal em Foco.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::