Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Pesquisa: Mudança na estratégia nutricional em ovinos reduz de 30% nos custos

Publicado em: 04/09/2023 - 8h47
Pesquisa: Mudança na estratégia nutricional em ovinos reduz de 30% nos custos

A diminuição da duração da estratégia nutricional de 60 para 42 dias não prejudica os desempenhos produtivos e reprodutivos de matrizes da raça Santa Inês e ainda gera redução de custos da ordem de 30% na alimentação.

Este é o resultado da pesquisa publicada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) em seu recente Boletim de Pesquisa de nº 41 “Desempenho produtivo, reprodutivo e econômico de matrizes ovinas submetidas a diferentes estratégias de suplementação concentrada no período de pré-cobrição”. 

A pesquisa contou com a contribuição de sete pesquisadores – entre eles a médica veterinária da Embrapa Semiárido/Emparn, Marciane Maia- e teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo, reprodutivo e econômico de matrizes ovinas submetidas à estratégia de suplementação concentrada com diferentes durações. 

O experimento, que utilizou 60 fêmeas ovinas da raça Santa Inês, foi realizado na área experimental do Grupo de Estudos em Forragicultura e Produção de Ruminantes (GEFORP), instalada na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN, localizada em Macaíba-RN. 

“Esse tipo de resultado de pesquisa é muito importante, principalmente para o pequeno produtor rural. A redução no custo com alimentação tem uma repercussão positiva no retorno econômico, ou seja, o criador obterá índices reprodutivos satisfatórios com um investimento menor, o que é importante para os produtores menos capitalizados”, comentou Marciane Maia.

Pesquisa
Esta é a segunda publicação científica realizada pelo Comitê Editorial da Emparn em 2023. O primeiro foi o Comunicado Técnico nº 37  ”Cajueiro Anão Precoce: Desenvolvimento e indicação de clones para o Rio Grande do Norte”. Desde a sua fundação já foram publicados mais de 150 documentos técnicos difundindo conhecimento e tecnologia destinadas para o agronegócio  

Acesse o Boletim de Pesquisa nº “Desempenho produtivo, reprodutivo e econômico de matrizes ovinas submetidas a diferentes estratégias de suplementação concentrada no período de pré-cobrição”.

Ascom.

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais



Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::