Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) irão paralisar suas atividades nesta segunda-feira (5).
A mobilização tem como principal objetivo exigir do governo federal o cumprimento integral do Acordo de Greve de 2024, cuja implementação segue pendente em nove pontos e o prazo para que o governo federal viabilize os instrumentos necessários à implementação desses pontos se encerra no dia 31 de maio.
Convocada nacionalmente pela FASUBRA Sindical — federação que representa os técnico-administrativos em educação das universidades públicas brasileiras —, a paralisação contará com atividades organizadas localmente pelo SINTEST-RN, entidade que representa a categoria no Rio Grande do Norte.
Na UFRN, os servidores técnico-administrativos estão em estado de greve desde o dia 1º de abril, conforme deliberação da assembleia ocorrida em 28 de março.
Já a adesão à paralisação nacional de 5 de maio foi aprovada em assembleia realizada em 23 de abril.
A atividade desta segunda-feira (05) acontece a partir das 9h, no Auditório da Reitoria da UFRN, será duas palestras importantes sobre os pontos centrais do acordo:
Alex Justino (CIS-UFRN): Reestruturação do PCCTAE
Viktor Gruska (CNSC): Regulamentação do PCCTAE
Na UFERSA, a paralisação foi aprovada em assembleia realizada no dia 30 de abril, juntamente com a instauração do estado de greve como estratégia de pressionar o governo, sendo uma etapa de alerta e mobilização que antecede a deflagração da greve, permitindo debate, organização e engajamento da categoria.
Reivindicações
Até o momento, o governo só cumpriu o reajuste salarial de 9%, que estava previsto para janeiro, mas só foi pago no contracheque de abril junto com o retroativo; e a reestruturação remuneratória dos servidores na nova tabela do PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação).
Entre as principais reivindicações pendentes estão:
Implementação das 30h semanais sem redução de salário;
Implantação do o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências);
Reposicionamento dos aposentados e
Racionalização dos cargos suspensos, vagos e a vagar.
Regra de transição das acelerações, entre outros.
Assessoria.
Foto: reprodução.
Tags: Educação, Greve, Ufersa, UFRN
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Educação, Greve, Ufersa, UFRN