Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Notícia boa: Mais de 150 municípios estão fora da situação de seca no Rio Grande do Norte

Publicado em: 30/04/2024 - 2h06
Notícia boa: Mais de 150 municípios estão fora da situação de seca no Rio Grande do Norte

As chuvas acima da média no ano de 2023 e nos primeiros meses de 2024 resultaram no abrandamento da seca no Rio Grande do Norte.

Apenas 8, dos 167 municípios, se encontram na categoria seca fraca de acordo com resultado do último painel do Monitor de Secas do RN, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), referente ao mês de março/24, publicado no último dia 19.

As chuvas em 2023 ficaram 9,2% acima da média esperada e os primeiros dois meses do ano, janeiro e fevereiro, registraram volumes acima da média em 29,4% e 48,1%, respectivamente.

“Ao analisar o mês de março em anos anteriores, observou-se que pela primeira vez em seis anos, que o RN está praticamente sem seca graças à melhora nos indicadores de precipitação, que resultou no recuo da seca fraca em praticamente todo o estado”, comentou o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Josemir Neves, que coordena a validação do monitor no âmbito do estado.

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) monitora 63 reservatórios em todo o RN. Destes, 22 mananciais estão com 100% da sua capacidade.

A barragem Marechal Dutra (Gargalheiras) foi destaque nacional com a sua sangria após 12 anos. A cheia do reservatório, conjuntamente com o açude Dourado, que também está com 100% da sua capacidade, já garantem o abastecimento dos municípios de Currais Novos e Acari pelos próximos 4 anos.

Os municípios que apresentam seca são Paraná, Major Sales, Luís Gomes, Riacho de Santana, Coronel João Pessoa, Venha-Ver, São Miguel, Doutor Severiano. Todos localizados na região do Alto Oeste Potiguar.

A tendência para os próximos meses com as condições climáticas que se apresentam no momento é de seca branda.

De acordo com as análises das equipes de meteorologia, o mundo vive um cenário de transição climática com o enfraquecimento gradual do fenômeno El Ñino e que deverá resultar no La Ñina- decorrente do esfriamento das águas superficiais do oceano Pacífico.

Este cenário aponta para um aumento no volume de chuvas no território potiguar. “Estamos acompanhando mês a mês os modelos meteorológicos de monitoramento e participando de reuniões com representantes de órgãos de todo Brasil para acompanhar a evolução”, comentou o chefe da unidade de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot.

Informativo Monitor de Secas RN

Em 2024 a EMPARN iniciou a publicação do Informativo mensal do Monitor de Secas do RN. “Após a publicação dos resultados nacionais elaboramos mensalmente um informativo referente somente ao status do RN com análises comparativas com anos e meses anteriores”, explicou Neves.

Sobre o Monitor de Secas

No âmbito do Rio Grande do Norte, o Monitor de Secas é elaborado pela EMPARN, Emater, Semarh e Igarn, a EMPARN coordenando o processo de validação. 

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil, tendo como base indicadores do fenômeno e os impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses.

Ascom.

Foto: Reprodução.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Mais lidas
1
Destaques - 1 hora atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 1 hora atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 2 horas atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 2 horas atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 2 horas atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::