Natal/ RN - quinta-feira, 30 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Notícia boa: Casos confirmados de dengue, chikungunya e zyka diminuem no RN

Publicado em: 17/07/2023 - 8h19
Notícia boa: Casos confirmados de dengue, chikungunya e zyka diminuem no RN

Natal/RN – A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), publicou o Boletim Epidemiológico com dados sobre a ocorrência das arboviroses no Rio Grande do Norte.

O documento traz dados da dengue, chikungunya e zyka do início do ano até 1º de julho de 2023.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara, explica que as arboviroses são doenças endêmicas, com maior ocorrência no período entre novembro e maio, mas que apresentam casos ao longo de todo o ano. Porém, este ano o estado apresentou uma diminuição considerável de casos notificados em relação ao ano passado, que foi considerado um ano epidêmico “Embora haja surtos em alguns municípios, não é um ano comparável a 2022, quando foi observado um aumento das notificações em quase todos os municípios do estado”, afirma.

Em 2023 foram notificados 8.118 casos de dengue, sendo 1.304 confirmados, número bem abaixo dos mais de 8 mil casos confirmados em 2022. No RN foi identificada a circulação dos sorotipos 1 e 2 da dengue, sendo o 2 considerado o viria mais agressivo em relação aos outros, ocasionando uma evolução mais rápida para as formas mais grave da dengue. “Por isso reforçamos a necessidade de cuidados diários para a prevenção, além da importância da notificação por parte dos profissionais de saúde e ressaltarmos a importância da observação quanto aos sintomas como febre e dor de cabeça a se se procurarem os serviços de saúde”, alerta Sílvia Dinara.

Até 1º de julho de 2023 o estado teve 2.658 casos notificados e 365 confirmados para chykungunya, além de 952 casos notificados e 102 confirmados para zyka.

O Boletim Epidemiológico está disponível no site da Sesap, na aba Serviços.

Ascom.

Foto: Freepick

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::