Natal/ RN - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Governadora Fátima Bezerra e comitiva potiguar embarcam para China

Publicado em: 10/04/2023 - 9h54
Governadora Fátima Bezerra e comitiva potiguar embarcam para China

A governadora Fátima Bezerra foi convidada pelo presidente da república para integrar a delegação do governo federal em agenda oficial na China entre os dias 11 e 15, após este período a comitiva do RN continuará cumprindo agendas até o dia 19.

Durante os dias de compromissos, o RN irá apresentar projetos e buscar o aprofundamento das relações bilaterais entre o Estado e o país asiático, além do fortalecimento das parcerias em áreas como a agricultura familiar, energias renováveis, logística e infraestrutura portuária e produção de melão. A chefe do poder executivo estadual irá acompanhada dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima; da Comunicação, Daniel Cabral e do coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca.

Com viagem prevista à Brasília na noite deste domingo (09), Fátima Bezerra integrará a comitiva federal na manhã da terça-feira (11), horário previsto da saída da delegação brasileira para à China. Na terça-feira acontece a transferência oficial de cargo para o vice-governador Walter Alves.

Na quinta-feira (13), em Xangai, a governadora Fátima Bezerra abre a agenda oficial participando da posse de Dilma Rousseff, nova presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento.

No mesmo dia, Fátima Bezerra e comitiva participam de reuniões empresariais com representantes da empresa China Communications Construction Company (CCCC), empresa estatal de construção e engenharia, além das empresas State Grid, com destaque na área de transmissão de energia e com a BYD, maior fabricante de baterias recarregáveis e de veículos elétricos do mundo.

Além de Xangai, a delegação também irá para a capital, Pequim. No sábado (15), os representantes do Governo do Estado, juntamente com a Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) irão desenvolver uma agenda de reuniões com a Associação de Investidores da China, que representa atualmente, mais de 10 mil investidores. Dia 18 a governadora Fátima Bezerra e comitiva do RN estarão reunidos com o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão.

Entre as pautas ao longo da missão, estarão a apresentação do projeto do Porto indústria Verde do RN, o fornecimento de turbinas eólicas, o desenvolvimento de pesquisas geológicas e a importação do camarão da espécie Vannamei, produzido em cativeiro no RN.

Baseada na redução da emissão de carbono, o Rio Grande do Norte está no radar da nova economia mundial. As oportunidades de investimentos no RN se dão nas áreas de mineração, energia, indústria, comércio, agricultura, portos e pesca. Deverão ser destacadas as potencialidades e o diferencial competitivo do Estado como o ambiente favorável para o investidor, somado à posição geográfica privilegiada na rota do comércio internacional, riqueza em minério, produção de frutas tropicais, de camarão e pescado, liderança na geração de energias renováveis e potencial para a produção do chamado hidrogênio verde.

A intenção é ampliar o portfólio de investimentos e número de empresas chinesas atuantes no RN. Atualmente há no estado duas multinacionais chinesas: a CPFL Renováveis e a CGN Brasil, de energias renováveis que possuem mais de 1 giga de projetos em implantação.

Agricultura Familiar

Entre as agendas que serão cumpridas no país asiático, ocorrerá um desdobramento do acordo de cooperação firmado entre o Consórcio Nordeste, representando os nove estados da região, e a China, parceria articulada pela Câmara Temática e o Fórum Eugênio Peixoto de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste.

Durante a missão, na segunda-feira (17), estão previstas visitas da comitiva potiguar às empresas chinesas Zoomlion, envolvida no desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos de alta tecnologia nas áreas de engenharia e agropecuária e à fábrica Debont Corp., empresa integradora de sistemas especializados em processos de produção agrícola modernos.

Exportação

A comitiva potiguar também realizará reuniões e rodadas de negócios com atacadistas de frutas, para promover a venda dos melões que já estão liberados, prospectando ampliação da exportação desta fruta. Assim como também ocorrerão tratativas para sobre a exportação do camarão da espécie Litopenaeus Vannamei, que ainda não está liberada para o país asiático, por questões burocráticas.

O Governo do RN também pretende formalizar um convite para receber a comitiva chinesa no Estado, quando estiver em visita ao Brasil.

A viagem também será oportuna para estreitar relações com os representantes das províncias, governo e setor empresarial do RN, assim como com a própria delegação federal.

Ascom.

Foto: Viajologoexisto.

Tags: , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::