Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Fomento à Cultura: Secretária Extraordinária se reúne com lideranças de comunidades indígenas do RN

Publicado em: 23/05/2024 - 5h49
Fomento à Cultura: Secretária Extraordinária se reúne com lideranças de comunidades indígenas do RN

A Secretária Extraordinária de Cultura do RN, Mary Land Brito, participou de duas reuniões, nos formatos presencial e online, com lideranças dos povos originários do nosso estado.

A reunião trouxe a oportunidade de debater, opinar e lançar proposições para a aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Rio Grande do Norte (PNAB/RN).

Além disso, avaliar as experiências e resultados da gestão estadual na Lei Paulo Gustavo do Rio Grande do Norte e no Edital Estadual de Fomento ao Audiovisual Potiguar, para os povos indígenas do RN.

Na agenda dos encontros, foram discutidos ainda assuntos como novas possibilidade, em editais específicos para cada comunidade e banca de aferição nas outras publicações.

O primeiro encontro, ocorreu dia 8 de maio e contou com a participação de Kelly Potiguara Ibirapi, que representou os Potiguara Ibirapi, Maria do Xoroque, que falou pelos indígenas em contexto urbano e os Potyguara do Amarelão, Meyriane Costa, representante dos Potyguara do Katu, Damião Paz Pixoré, dos Potyguara de Aningas e Cacica Lúcia Payaku Tabajara.

Essa reunião, trouxe um acordo para que os gestores públicos estaduais possam ouvir as lideranças de cada uma das 22 comunidades politicamente articuladas pela Apoinme, bem como representantes culturais das mesmas.

A Secretária Extraordinária de Cultura, a Coordenação da Diversidade, a Fundação José Augusto – FJA e 21 lideranças dos povos originários, tiveram a oportunidade de debater, opinar e lançar proposições também para a aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc no RN, partindo da Instrução Normativa Nº 10, que dispõe sobre regras e os procedimentos para implementação das ações afirmativas e medidas de acessibilidade na PNAB, ficam reservadas 10% das vagas para povos originários.

A partir da primeira reunião, promoveu-se a escuta pública na PNAB RN, realizada no dia 20 de maio de forma online, onde discutiu-se sobre a verba direcionada para povos originários, possibilitando que cada liderança possa usar de forma mais precisa dentro da diversidade cultural de sua comunidade, como também a inclusão dos Povos Warao, originários da República Bolivariana da Venezuela, nas políticas culturais da PNAB RN.

Estiveram presentes representantes das 22 comunidades indígenas politicamente articuladas do Rio Grande do Norte, tendo Dioclécio Mendonça dos Potyguara Mendonça do Amarelão como representante da APOINME, a Cacica Lucia Payaku Tabajara, gestora e idealizadora do  Museu Luiza Cantofa, Kelly Nascimento e Débora Felipe dos Pitiguara Ibirapi, Kaline Cassiano  dos Potyguara do Amarelão e do Coordenadora do Conselho de Mulheres Indígenas do RN, Kaline Felipe do Assentamento Marajó, Damião Paz Pixoré dos Potyguara de Aningas, Cacica Eva Claudino dos Potyguara de Sagi Jacu, Ari Payaku agente cultural e comunicador popular, Mãe Maria do Xoroquê dos Potyguara do Amarelão e representante dos indígenas em contexto urbano, Meyriane Costa dos Potyguara do Katu e Suzana Almeida dos Caboclos de Assú.

“Por mais que tenhamos ainda uma Secretária Extraordinária, é indispensável ter essa representação para a cultura do Rio Grande do Norte. Porque infelizmente a questão cultural ainda é muito defasada no nosso Estado.

Então, ter uma representação do governo que nos possibilite sermos ouvidos, através de um convite para um encontro significativo como esse, para nós, enquanto povos originários das comunidades de base e comunidades tradicionais, é como uma porta que se abre para que a gente possa construir uma política pública voltada para as populações indígenas” destacou Damião Paz Pixoré dos Potyguara de Aningas.

Diante das pautas expostas, houve posição favorável de todas as lideranças, de forma unânime e foram debatidos mais alguns aspectos de relevância para que juntos desenvolva-se uma política pública que chegue nos povos e comunidades que deram partida a cultura do nosso estado.

Assessoria.

Tags: , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , ,


Mais lidas
1
Capa - 2 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 2 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 7 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 7 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 7 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::