

Vladimir Popov, que havia partido de Cabo Verde há 41 dias com destino a João Pessoa (PB), informou que sofreu danos no mastro e nas velas há 18 dias
Natal/RN – No último sábado (21), militares do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste), sediado no Comando do 3º Distrito Naval, coordenaram uma operação que resultou no resgate do velejador tcheco Vladimir Popov, de 56 anos, que estava à deriva nas proximidades do Arquipélago São Pedro e São Paulo, localizado a cerca de mil quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte.
O Arquipélago é o ponto brasileiro mais próximo da África.
Militares da Marinha do Brasil (MB) receberam uma chamada de socorro por rádio realizada pelo veleiro polonês “Naiara”, que estava com dificuldades de manobra.
A embarcação “Marlin II”, que prestava apoio à Estação Científica localizada no arquipélago, foi destacada imediatamente para o resgate, fornecendo água e alimento ao único tripulante do “Naiara”.
Vladimir Popov, que havia partido de Cabo Verde há 41 dias com destino a João Pessoa (PB), informou que sofreu danos no mastro e nas velas há 18 dias.
Embora contasse com propulsão mecânica, o combustível estava próximo ao fim.
Um médico da Marinha também foi acionado e constatou, por telemedicina, a boa condição de saúde do velejador, sem lesões ou necessidade de medicação.
“Ontem fui chamado para cumprir uma missão que engrandece a honra que é servir em nome da pátria e da sociedade”, afirmou o Segundo-Tenente (Médico) Nascimento, do Salvamar Nordeste. “Um tripulante tcheco estava há 2 dias sem comida a bordo da sua embarcação, à deriva no mar, e fui acionado para avaliar seu estado de saúde físico e mental, para ajudá-lo a permanecer estável e com vida”, contou.
O Veleiro “Naiara” permanece amarrado à boia do Arquipélago São Pedro e São Paulo, sem registro de poluição hídrica, e a embarcação “Marlin II” retorna de sua expedição, com Vladimir Popov a bordo, no dia 29 de setembro.
A chegada a Natal (RN) está prevista para o dia 2 de outubro.
Em operações de resgate como a de Vladimir Popov, o fator de maior importância é o tempo de sobrevivência, já que o objetivo principal das missões é a preservação das vidas humanas.
Para garantir que o socorro aconteça de maneira ágil, a Marinha do Brasil opera o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil, conhecido como Salvamar Brasil, numa área de responsabilidade de aproximadamente 14,5 milhões de km², abrangendo toda a costa brasileira, a “Amazônia Azul”, além das águas interiores.
Fonte: Agência Marinha de Notícias.
Tags: Marinha
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Marinha