Natal/ RN - terça-feira, 21 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Economia: Maioria dos pequenos negócios abertos no RN se concentra no setor de serviços

Publicado em: 23/04/2024 - 7h35
Economia: Maioria dos pequenos negócios abertos no RN se concentra no setor de serviços

A prestação de serviços é a área que mais atrai empreendedores a uma empresa do estado. Foram mais de 6,2 mil negócios criados somente neste ano. O setor concentra 97,3 mil empreendimentos

O setor de serviços tem se mantido em alta no Brasil e também no Rio Grande do Norte, não apenas em termos de movimentação, mas também na atração de investimentos. Do total de cerca de 10,7 mil empreendimentos abertos no estado entre janeiro e março deste ano, mais de 6,2 mil foram registrados na área de prestação de serviço.

O segmento detém 48,3% dos optantes pelo Simples Nacional, que reúne 201,2 mil empresas em todo o estado. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a partir de informações da Receita Federal, para avaliar os principais indicadores das micro e pequenas empresas potiguares.

O volume de novos empreendimentos abertos no setor de serviço no estado teve um incremento de 2,5% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo intervalo do ano passado o número subiu de 6.114 é empreendimentos formalizados no período para 6.264 negócios registrados.

Esse número representa quase 58,6% de todas as formalizações ocorridas no primeiro trimestre deste ano. Com isso, o segmento de serviço passa a concentrar mais de 97,2 mil empresas em atividade no Simples no RN, cujo volume total é de 201.179 empresas.

O segundo a registrar o maior número de formalizações nos três primeiros meses do ano foi o comércio com a abertura de 2.872 negócios. Esse total corresponde a um aumento de 14,5% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. No geral, o comércio detém 72,8 mil negócios – 36% do total de inscritos no regime simplificado de recolhimento de tributos no RN.

O setor industrial também registrou abertura de novas empresas, mas o volume foi menor que no ano passado. Enquanto no primeiro trimestre de 2023, haviam sido criadas 904 unidades industriais no RN, no mesmo período de 2024, foram 818 formalizações na indústria potiguar.

Encerramento avança 2%

Mesmo com o registro de novos CNPJs nos três primeiros meses do ano ter superado a marca de mais de 10 mil formalizações, o saldo foi apenas de 3.826 novos negócios. Isso porque, no mesmo intervalo, mais de 6,8 mil empresas fecharam as portas e finalizaram as atividades.

O setor mais impactado pelo fechamento de empresas foi o de serviços, que finalizou o trimestre com um saldo de 2.871 empresas, já que 3,4 mil foram fechadas. O comércio fechou o trimestre com um saldo líquido de 432 empresas, uma que 2.872 negócios foram abertos e foi dada baixa em outros 2.440 estabelecimentos. Na Indústria, o saldo foi de 214 empresas, tendo sido finalizadas 604 unidades industriais no início do ano. O saldo na construção civil foi de 284 empresas e na agropecuária 25 negócios.

Quanto à distribuição geográfica, os dois municípios que atualmente concentram pequenas empresas são Natal, com 89.417 pequenos negócios, e Parnamirim, onde funcionam 24.471 empresas. Já Mossoró aparece na lista com 23.043 estabelecimentos e São Gonçalo do Amarante com 6.856 negócios.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::