Parceria entre as instituições busca garantir segurança aos consumidores e reforçar a confiança na qualidade das bebidas comercializadas no estado.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinaram, nesta segunda-feira (20), Acordo de Cooperação Técnica para a realização de análises laboratoriais de bebidas destiladas (gin, uísque e vodca) comercializadas em distribuidoras e supermercados potiguares, com foco na detecção da presença de metanol (álcool metílico).
A ação surge em resposta à preocupação crescente com casos de intoxicação registrados em diferentes estados, classificados pelo Ministério da Saúde como “Evento de Saúde Pública” de importância nacional.
O objetivo da parceria é garantir a segurança da população, fortalecer a confiança do consumidor e amparar os empresários que atuam dentro da legalidade e prezam pela qualidade dos produtos oferecidos.
A iniciativa conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios e do Sindicato do Comércio Atacadista do RN, filiados à Fecomércio, e integra a estratégia da Federação de atuar de forma preventiva e colaborativa em temas que envolvem saúde pública e defesa do consumidor.
Ciência, responsabilidade e transparência
As análises serão realizadas pelo Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL-UFRN), que possui expertise reconhecida na área.
A Fecomércio RN ficará responsável pelo planejamento e coleta das amostras – lacradas e codificadas – em estabelecimentos associados aos sindicatos do setor, que participarão por adesão voluntária.
“É uma iniciativa que combina ciência e responsabilidade social. Atuamos para proteger a saúde dos consumidores e, ao mesmo tempo, apoiar os empresários que trabalham corretamente, com transparência e qualidade”, destacou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
“A adulteração de bebidas é uma preocupação crescente. A UFRN, por meio de seu laboratório altamente capacitado que utiliza método padrão-ouro, aceitou com satisfação o convite da Fecomércio RN para integrar o programa. A iniciativa reforça a missão da Universidade de servir à sociedade como instituição pública e representa uma resposta necessária à apreensão da população em todo o país”, declara o reitor José Daniel Diniz.
As empresas interessadas devem preencher um formulário no site da Fecomércio RN (www.fecomerciorn.com.br), disponível a partir da terça-feira, 21. Será cobrada uma taxa de R$ 196,20 (cento e noventa e sei reais e vinte centavos) por amostra testada pela UFRN, que representa o preço de custo da instituição educacional.
Já a Fecomércio RN arcará com os custos de coleta, catalogação e transporte das bebidas a serem testadas, além da divulgação dos resultados, que ocorrerá por meio de comunicado direto às empresas e através do site da Federação.
Ascom.
Tags: Fecomércio RN, Rio Grande do Norte, UFRN
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais