Natal/ RN - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Conselho do SENAI-RN aprova “Curso Técnico de Instrumentação Industrial” para atender demanda do setor de petróleo

Publicado em: 01/12/2023 - 6h13
Conselho do SENAI-RN aprova “Curso Técnico de Instrumentação Industrial” para atender demanda do setor de petróleo

Roberto Serquiz, presidente da FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, chamou a atenção para a importância da indústria do petróleo na economia do estado

O Conselho Regional do SENAI do Rio Grande do Norte aprovou nesta quinta-feira (30) a criação do “Curso Técnico de Instrumentação Industrial” da instituição, em Mossoró, um passo apresentado como estratégico para suprir a demanda por mão de obra especializada da indústria do petróleo.

 “O objetivo é atender a retomada da demanda por profissionais em várias ocupações na região petroleira do estado. O SENAI recebeu esse pedido das principais empresas em atuação no setor e vê esse movimento como mais um indicador da retomada da criação de vagas na atividade, incluindo as de maiores remunerações”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello. 

Profissionais da área de instrumentação, explica ele, estão na condução do controle do processo produtivo. “Sem eles a operação para”, acrescenta o diretor.  

“Trata-se de um profissional que pode atuar na operação petrolífera e com a utilização de instrumentos próprios do setor, e também de outros segmentos de mercado”, complementa o diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa Júnior.

Entre as atribuições no trabalho estão executar, avaliar e realizar manutenção preventiva e ou corretiva de equipamentos e instrumentos de medição e de controle; desenvolver, testar, calibrar, operar e reparar instrumentos, aparelhos e equipamentos de medição e controles elétricos, mecânicos, eletromecânicos, eletro-hidráulicos e eletrônicos.

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN: “O objetivo é atender a retomada da demanda por profissionais em várias ocupações na região petroleira do estado”

Inscrições

O Curso Técnico de Instrumentação Industrial terá carga horária de 1380 horas – o equivalente a aproximadamente 2 anos. A primeira turma terá início em 2024, de forma gratuita para a população, em parceria com a 3R Petroleum. 

Serão oferecidas 20 vagas. As inscrições para participação no processo seletivo começaram nesta quinta (30) e seguem até 7 de dezembro, online, por meio do link bit.ly/3rpetroleum

O processo seletivo inclui, além da inscrição online, etapas de análise documental, prova escrita presencial e entrevista técnica. Para participar, é preciso ter, no mínimo, o ensino médio completo. 

O edital pode ser acessado, no site do SENAI, em https://www.rn.senai.br/publicacoes/ .

“Este curso se soma a outras formações que já iniciamos em Alto do Rodrigues e Macau dentro de um programa de educação profissional em parceria com a 3R”, explica o diretor do SENAI Mossoró.

O programa de educação profissional foi lançado em conjunto pelas instituições, no início de novembro. Para a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da 3R Petroleum, Sabrina Netto, a iniciativa de promover cursos de capacitação para a comunidade permite impactar econômica e socialmente a região e fortalece a relação da 3R com o Rio Grande do Norte

Conselho

O Conselho Regional do SENAI-RN é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência. 

O presidente do Conselho, e também da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, observou na reunião que o Rio Grande do Norte é destaque nacionalmente em produção de petróleo e de energia eólica, em terra. 

“O Rio Grande do Norte tem um importante patrimônio natural, com sol, vento, petróleo, e isso tudo tem favorecido muito o estado”, disse ele, destacando que o SENAI tem centros de referência para formação de profissionais, para pesquisa aplicada e inovação sediados em território potiguar, com atuação para todo o país. “Eles estão bem próximos do chão de fábrica e alinhados a nossa preocupação de apoio à indústria”.

SOBRE O SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro nacional de excelência para o desenvolvimento de soluções de educação profissional para a cadeia produtiva do hidrogênio verde no Brasil, em parceria com a Alemanha A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG). Empresas de todos os portes são atendidas, em setores como energia, alimentos e bebidas, construção civil, têxtil e de confecção e petróleo e gás. 

Texto e fotos: Renata Moura

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::