Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Confiança da indústria potiguar desacelera em setembro, aponta ICEI/FIERN

Publicado em: 19/09/2023 - 1h54
Confiança da indústria potiguar desacelera em setembro, aponta ICEI/FIERN

Natal/RN – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar recuou 2,3 pontos em setembro de 2023, passando de 55,6 para 53,3 pontos, mas permanece acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários potiguares seguem confiantes, embora menos do que no levantamento de agosto.

Na comparação com setembro de 2022, o ICEI decresceu 9,1 pontos (62,4 pontos), e está 1,1 ponto abaixo de sua média histórica (hoje em 54,4 pontos).

Essa queda no nível de confiança reflete tanto as avaliações sobre as condições atuais dos negócios, mais negativas, quanto as expectativas para os próximos seis meses, menos otimistas. A pesquisa mostra também que os empresários das Indústrias Extrativa e de Transformação reduziram o nível de confiança, enquanto os da Indústria da Construção estão mais confiantes do que em agosto. No que tange aos portes de empresas pesquisados, verifica-se que as médias e grandes indústrias estão menos confiantes, enquanto as pequenas voltam a demostrar falta de confiança (indicadores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo, falta de confiança).

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 14/09 pela CNI para o Brasil, observa-se queda nos dois indicadores na passagem de agosto para setembro. O indicador nacional recuou 1,3 ponto, passando de 53,2 para 51,9 pontos. Já o ICEI potiguar caiu 2,3 pontos, alcançando 53,3 pontos (contra 55,6 pontos do levantamento anterior). Mas os dois indicadores continuam acima da linha divisória de 50 pontos, revelando que os empresários nacionais e potiguares seguem confiantes. Com essa queda, o ICEI do conjunto do país está 10,9 pontos aquém do valor observado em setembro de 2022 (62,8 pontos) e 2,2 pontos abaixo de sua média histórica (atualmente em 54,1 pontos).

No que diz respeito ao ICEI do Nordeste, o indicador caiu 2,2 pontos, passando de 57,1 para 54,9 pontos, mas permanece acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando que os empresários ainda estão confiantes, embora menos do que em agosto. Na comparação com setembro de 2022, o indicador regional declinou 8,0 pontos (62,9 pontos).

Para mais informações, acesse o Índice de Confiança do Empresário Industrial do RN – Setembro 2023

Análise dos Resultados

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 1º e 13 do mês, recuou 2,3 pontos em setembro de 2023, passando de 55,6 para 53,3 pontos, mas permanece acima da linha divisória de 50 pontos, revelando que os empresários potiguares seguem confiantes, embora menos do que no levantamento anterior (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Com essa queda, o ICEI potiguar está 1,1 ponto abaixo de sua média histórica (hoje em 54,4 pontos). Na comparação com setembro de 2022, o índice decresceu 9,1 pontos (62,4 pontos).

Os dois componentes do ICEI — índices de condições atuais e de expectativas – recuaram em setembro de 2023. O índice de Condições Atuais, que capta a avaliação dos empresários da indústria sobre a situação corrente dos negócios, caiu 0,8 ponto, passando de 49,7 para 48,9 pontos, revelando que, na percepção dos empresários potiguares, as condições gerais pioraram na comparação com os últimos seis meses. Da mesma forma, o índice de Expectativas, decresceu 3,0 pontos, passando de 58,5 para 55,5 pontos, mas continua acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando que as perspectivas para os próximos seis meses ainda são otimistas. Na comparação com setembro de 2022, o índice de Condições Atuais recuou 9,0 pontos, enquanto o de Expectativas apontou declínio de 9,1 pontos (57,9 e 64,6 pontos, respectivamente).

Assessoria Fiern.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Destaques - 36 minutos atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 41 minutos atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 47 minutos atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 50 minutos atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 55 minutos atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::