Natal/ RN - sábado, 13 de julho de 2024
(84) 99128-5300

Associação Brasileira de Energia Eólica se reúne em Natal e Governo apresenta projeto do Porto-Indústria Verde

Publicado em: 15/06/2024 - 7h11
Associação Brasileira de Energia Eólica se reúne em Natal e Governo apresenta projeto do Porto-Indústria Verde

Reunião do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeólica que acontece em Natal nesta sexta-feira (12) – Foto: Humberto Sales/Assecom

Natal/RN – A governadora Fátima Bezerra, acompanhada dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, secretários adjuntos da Sedec, Hugo Fonseca, do Gabinete Civil, Ivanilson Maia e do diretor Idema, Werner Farkat, participou da abertura da reunião do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeólica que acontece em Natal nesta sexta-feira (14).

Fátima Bezerra reforçou o compromisso da gestão estadual com a transição energética que promova a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e social no RN e em todo o Nordeste. E acrescentou: “a região não deve ser apenas exportadora de commodities.

Devemos aproveitar o seu potencial para a industrialização e para proporcionar o crescimento econômico com justiça social”.

Neste sentido ela defendeu as compensações sociais como forma de atender necessidades das populações localizadas próximo aos empreendimentos.

Esta preocupação da governadora foi corroborada pelo empresário Arnaldo Gaspar: “Ninguém melhor do que a senhora ser a orientadora para que a indústria eólica e solar possa aproveitar o potencial do RN e do Nordeste para trazer desenvolvimento com inclusão social, dialogar com as comunidades para fazer crescer o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Devemos adotar um novo olhar e andarmos de mãos dadas”, declarou.

“O Rio Grande do Norte tem imenso potencial para as energias renováveis. Como governadora do Estado e presidente do Consórcio Nordeste estivemos recentemente na Holanda, Bélgica e Noruega.

Na companhia dos colegas governadores mostramos a unidade dos Estados da região Nordeste, que é a segunda mais populosa do País com mais 55 milhões habitantes e a nossa determinação de sermos protagonistas na transição energética.

Com BNDES, a Apex e a Sudene, e com o apoio das embaixadas do Brasil, levamos planejamentos para produção energia limpa para a transição energética em nossa região”, afirmou a governadora, que também estava acompanhada do coordenador do Consórcio Nordeste, Pedro Lima.

Fátima Bezerra ressaltou a importância da aprovação dos marcos regulatórios para as energias renováveis pelo Congresso Nacional que irão balizar as diversas etapas da geração, comercialização e distribuição. Também enfatizou o projeto para instalação do Porto Indústria Verde, no município de Caiçara do Norte, no litoral norte do RN.

“O Porto Indústria Verde é uma iniciativa do nosso governo, com projeto desenvolvido em parceria com universidades e instituições representativas da sociedade, cuja prioridade é desenvolver a indústria no RN e no Nordeste”, pontuou.

O secretário adjunto da Sedec e coordenador da Câmara de Energias Renováveis do Consórcio Nordeste, Hugo Fonseca fez uma explanação sobre o projeto do Porto Indústria Verde. “O projeto visa o planejamento e a infraestrutura para apoiar as atividades vinculadas à geração de energia com segurança”.

A presidente da Abeeólica, Elbia Gannoum reconheceu os esforços do Governo do RN para favorecer a geração de energias renováveis e ainda citou iniciativa como a do Atlas Eólico e Solar que mapeia as áreas mais viáveis para a implantação dos empreendimentos.

A reunião do conselho da Abeeólica contou com a presença de representantes das seguintes empresas: TEN, AES Brasil, EDF, A Gaspar, Casa dos Ventos, Serena Energia, CPFL Renováveis, Neoenergia, Dois A Engenharia, DNV-GL, Prumo Logística, Eolus Consultoria, Siemens, EDP Renováveis, Vestas e Engie.

Ascom.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::