Natal/ RN - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Amaro Sales se despede do Conselho Regional do SENAI com balanço de avanços e homenagens

Publicado em: 26/10/2023 - 3h18
Amaro Sales se despede do Conselho Regional do SENAI com balanço de avanços e homenagens

Presidente da FIERN nos últimos 12 anos, Sales transferirá o cargo, e, por consequência, a presidência do Conselho do SENAI, para o empresário Roberto Pinto Serquiz Elias, eleito em votação unânime para mandato compreendido entre outubro de 2023 e outubro de 2027

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, se despediu oficialmente do Conselho Regional do SENAI do Rio Grande do Norte, destacando a implantação do “maior centro de tecnologia do Brasil para energias” – o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – e a consolidação do Programa Pró-Sertão entre os marcos da gestão dele à frente do órgão. O balanço foi realizado nesta quarta-feira (25), véspera da posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do estado (FIERN).

Presidente da Federação nos últimos 12 anos, Sales transferirá o cargo, e, por consequência, a presidência do Conselho do SENAI, para o empresário Roberto Pinto Serquiz Elias, eleito em votação unânime, em novembro de 2022, para mandato compreendido entre outubro de 2023 e outubro de 2027. A cerimônia de posse será realizada no Olimpo Recepções, a partir das 20h.

Resultados

A despedida nesta quarta-feira foi realizada durante reunião mensal do Conselho Regional do SENAI, para apresentação dos resultados operacionais e financeiros da instituição. O Conselho é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência.

“Durante o período de janeiro a setembro houve metas atingidas ou superadas na educação”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, destacando desempenho positivo também em serviços nas áreas de tecnologia e inovação. Os dados foram divulgados na Casa da Indústria e mostram que, nos primeiros nove meses do ano, foram computadas 22.871 matrículas em cursos diversos da instituição, além de 1.719 atendimentos a um total de 400 empresas.

Parcerias para formação profissional com as Forças Armadas, a inauguração do Laboratório H2CA – o primeiro do Brasil a produzir combustível sustentável de aviação em escala piloto, para o desenvolvimento de soluções que reduzam a emissão de gases do efeito estufa do transporte aéreo brasileiro – a entrega de estudos pioneiros para escoamento da energia esperada em futuros parques eólicos offshore no Rio Grande do Norte, a participação no Brazil Windpower, o maior evento de energia eólica da América Latina, e novos projetos em desenvolvimento com a Petrobras foram mencionados entre os destaques do SENAI no período.

O diretor ressaltou a contribuição do presidente do Conselho para a trajetória de crescimento que a instituição tem trilhado, com impacto direto para a população. “Nesses 12 anos de gestão, o SENAI teve cinco diretores regionais sob sua liderança, com oportunidades de contribuir para o desenvolvimento, presidente”, disse o executivo. “E se pudéssemos resumir os 12 anos em uma frase, seria ‘valeu a pena’”.

O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, ressaltou a contribuição do presidente do Conselho para a trajetória de crescimento que a instituição tem trilhado

Emocionado durante a despedida, Sales evocou suas origens e os rumos que ajudou a pavimentar para a indústria. “O que nós fizemos foi procurar aproximar o Sistema FIERN da comunidade, das empresas e do governo. Esse Conselho foi, sem dúvida, muito importante nesse caminho que trilhei”, disse. “Eu, o filho de seu Virgílio, o dono da padaria, que assumiu a maior Federação do estado e fica feliz com as entregas que fizemos”.

Homenagens

Na última reunião que presidiu no Conselho, o industrial também recebeu outras homenagens.

Cláudio Gabriel de Macêdo Júnior, representante do Ministério do Trabalho e da Previdência no grupo, ressaltou que Amaro Sales marca a história da instituição e da Federação das Indústrias. Também manifestou “a certeza de que Roberto Serquiz terá uma gestão igualmente exitosa”.

Na análise do conselheiro, Sales “fez ressaltar a importância do SESI, do SENAI e do IEL para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”. “A gente observa o resultado da sua administração nos resultados apresentados em cada reunião. O senhor deu um destaque muito especial à indústria, de forma que sai lavrando com nobreza a história da Federação do estado do Rio Grande do Norte”.

O empresário, presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento e Argamassa do Estado do Rio Grande do Norte (SINECIM/RN) e delegado das Atividades Industriais no Conselho, Marcelo Rosado, chamou a atenção para “mudanças experimentadas no Sistema Indústria, a nível de mercado e de economia brasileira”, enfrentadas por Sales “desde que sentou na cadeira de presidente”.

“Ao mesmo tempo em que a tempestade parecia nos levar para um naufrágio, a gente sempre encontrava uma forma de não deixar o navio virar. Balançava e a gente de alguma forma conseguia continuar navegando e eu acredito que isso acontecia por termos um comandante sempre otimista, e a gente então conseguia atravessar tudo”.

O Conselho do SENAI é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência

O otimismo e a parceria do presidente com os sindicatos foram destacados, ainda, por Heuler Teixeira Matos, presidente do Sindicato das Indústrias de Polpas, Sucos e Derivados não Alcoólicos de Frutas Tropicais do Rio Grande do Norte (SINDIFRUTAS) do RN e também delegado das Atividades Industriais no Conselho. O conselheiro José Antônio de Souza, representante dos trabalhadores da indústria, observou a força do presidente para atravessar desafios como “o mar revolto da pandemia”. “Você foi um bom timoneiro e está de parabéns”, disse.

Mário Tavares, presidente do Sindicato das Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais e de Não Metálicos do Rio Grande do Norte, e delegado de Atividades Industriais no Conselho, destacou a unanimidade que Amaro Sales colheu na Federação. Também conselheiro, o presidente do Sindicato das Indústrias de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações, Alberto Serejo, pontuou: “Além de ter enaltecido o nome da Federação, você conseguiu reestruturar fisicamente o SESI, o SENAI e o IEL. Você fez a diferença na sua gestão”.

Para Edilson Trindade, conselheiro e um dos fundadores do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDILEITE-RN), o sentimento que enxerga em Sales é de “dever cumprido” e, “para Roberto Serquiz, a responsabilidade de continuar tocando o barco”.

Serquiz, presidente que será empossado hoje, observou que todos os relatos no Conselho traduzem a trajetória de superação do homem de quem receberá o bastão – e de quem sempre ouviu que “crise é falta de sonho e perspectiva”, agindo para que a navegação seguisse em direção à prosperidade. Ele apontou também para os caminhos que virão: “O que vamos fazer é engrandecer, progredir e prosperar com o apoio de todos”.

Texto e fotos: Renata Moura

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::