Natal/ RN - quarta-feira, 29 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Dia de São José é celebrado nesta terça-feira (19)

Publicado em: 19/03/2024 - 6h20
Dia de São José é celebrado nesta terça-feira (19)

A associação entre a chuva no Dia de São José e a fartura no plantio é uma tradição que se mantém há muitos anos

Para os nordestinos, um bom inverno significa chuvas abundantes, essenciais para o desenvolvimento da agricultura e garantia de uma boa safra.

A associação entre a chuva no Dia de São José e a fartura no plantio é uma tradição que se mantém há muitos anos.

São José é um dos santos mais populares no mundo. É o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias. A história sagrada apresenta José como um homem humilde, justo e carpinteiro por profissão.

Era descendente do rei Davi, viveu em Nazaré, na Galileia, e é apresentado pelos evangelistas Mateus e Lucas como o esposo de Maria, a mãe de Jesus.

Nesta quinta-feira, 19 de março, celebramos o Dia de São José, uma data de grande significado para os milhões de devotos da fé católica.

São José, figura adorada como o ‘pai terreno’ de Jesus Cristo e esposo de Maria, é reconhecido como padroeiro dos trabalhadores, das famílias e dos órfãos.

Oração a São José

A antiga oração a São José que é “conhecida por nunca ter falhado”

Embora São José nunca tenha falado uma palavra nas Escrituras, seu silencioso exemplo de fidelidade, obediência e cuidado para com a Sagrada Família durante os anos de formação de Jesus o tornou um dos mais queridos santos do Cristianismo.

Estima-se que a devoção ao pai adotivo de Jesus tenha começado no 3.º ou 4.º século. Mas, de acordo com o livro de oração Pietá, há uma prece a São José que data do ano 50:

“Esta oração foi encontrada no 50.º ano de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em 1505, foi enviada do papa para o imperador Carlos, quando ele estava indo para a batalha [de Lepanto]. Aquele que ler esta oração, ouvi-la ou guardá-la consigo nunca morrerá de morte súbita ou se afogará, nem será atingido por veneno ou cairá nas mãos do inimigo, nem será queimado em qualquer fogo ou rendido na batalha. Reze esta oração durante nove manhãs por qualquer intenção. Ela é conhecida por nunca ter falhado.”

Eis aqui a oração que “é conhecida por nunca ter falhado, que providencia o pedido para o benefício espiritual de quem está rezando ou para quem se está rezando”:

Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos.Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem.

Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração.

Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro.São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.

Lembre-se: Deus sempre atende as nossas orações. Mas nós nem sempre esperamos pelas respostas que recebemos.

Fontes:
Aleteia.
G1.
Informa Life e Portal T5.
Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação

Leia ainda

Arquidiocese ganhará quatro novos padres

Os diáconos George Vinicius Lima da Silva, Jose Carlos Arcelino da Silva, Leonardo da Silva e Silva e Thalles Henrique Araújo da Silva vão ser ordenados sacerdotes, na próxima segunda-feira, dia 18 de março, às 17 horas, na Catedral Metropolitana.
A celebração vai ser presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso e vai ser transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Natal.
 
Os novos padres vão presidir a primeira missa, nas seguintes datas e locais: Padre Leonardo, dia 19, às 19h, na Igreja Matriz de São João Batista, em Arez; Padre Thalles, dia 20, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Maria; Padre George Vinícius, dia 21, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas Quintas, em Natal; e o Padre José Carlos, dia 22, às 19h, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, em Nova Cruz.
 
Da esq.: Diác. José Carlos, Diác. Leonardo, Diác. Thalles e Diác. Vinícius (crédito: cedida)

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::