Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Solenidade comemora um ano de reconhecimento do Geoparque Seridó pela Unesco

Publicado em: 27/04/2023 - 7h52
Solenidade comemora um ano de reconhecimento do Geoparque Seridó pela Unesco

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta quarta-feira (26), Sessão Solene em homenagem ao Geoparque Seridó, que completou um ano de seu reconhecimento como um território de relevância mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Proposta pelo deputado Francisco do PT, a solenidade homenageou personalidades e instituições que tiveram importância na viabilização do geoparque e no reconhecimento pela Unesco.

Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e paisagens de significado geológico internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Geoparque Seridó, que tem 13 anos de formalização, está encravado no semiárido potiguar, envolvendo totalmente os territórios dos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, em área de 2.802 km². Em 13 de abril de 2022, a área foi reconhecida pela Unesco.

Desde então, a área faz parte do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco, entrando na lista dos 177 geoparques em 46 países de todo o mundo. Para comemorar a data, Francisco do PT propôs a instituição do Dia do Geoparque Seridó em 13 de abril, como forma de destacar a importância da conservação ambiental e utilização do espaço para geração de emprego e renda para a população, principalmente através do turismo.

“O Geoparque Seridó tem importância para todos nós seridoenses, mas para todo o estado e para todo o Brasil, dada a referência que somos e conseguimos nos tornar, a partir do trabalho da UFRN e demais instituições que colaboraram para que pudéssemos chegar a esse momento”, comemorou o deputado Francisco do PT, que também destinou emenda de R$ 100 mil para investimentos na estrutura e capacitação de pessoal que atua no local.

Apesar da região ter economia que foi historicamente foi estruturada sobre o tripé composto pela pecuária extensiva, agricultura e mineração, esta última baseada na exploração de minerais como scheelita, columbita-tantalita e berilo, novas atividades foram introduzidas e ampliadas, tais como a produção leiteira, a modernização e ampliação da caprino-ovinocultura, a atividade ceramista e o desenvolvimento do setor terciário, com destaque para o comércio e a diversificação de serviços, principalmente com o turismo. E foi essa área que a representante do Governo do Estado na solenidade, a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Costa, destacou durante a sessão.

“Enquanto produto turístico, o geoparque ressalta a preservação da natureza, geologia e tradições de nosso estado. O trabalho de especialistas, guias, pesquisadores e autoridades governamentais, demonstram como o turismo e a educação ambiental podem ser ferramentas poderosas para o desenvolvimento sustentável, promovendo conservação ambiental, valorização do patrimônio e geração de emprego e renda”, disse a secretária.

O trabalho em equipe foi ressaltado também pelo prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), e pelo coordenador científico do projeto, Marcos Antônio Leite do Nascimento, que discursou representando todas as pessoas e instituições homenageadas durante a solenidade. Segundo eles, a coletividade contribuiu para que o Geoparque Seridó conseguisse o reconhecimento e se tornasse mais um equipamento importante na área do desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

“Um dos quatro pilares para o reconhecimento pela Unesco é o trabalho em rede, e sempre trabalhamos em rede. Esse projeto, de 2010, não foi de governo, de uma pessoa. Sempre buscou o empoderamento da população. Quando percebemos que a população estava empoderada e percebia isso, foi que começamos a trabalhar de forma organizada”, relembrou Marcos Nascimento. “Certamente, temos que parabenizar todos e todas que fazem e fizeram parte dessa viabilização e trabalham pelo geoparque Seridó”, finalizou Odon Júnior.

Ascom.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Mais lidas
1
Destaques - 1 hora atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 1 hora atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 2 horas atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 2 horas atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 2 horas atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::