Natal/ RN - quinta-feira, 30 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Grupo de trabalho do Governo tem segundo encontro para revisar políticas de TI

Publicado em: 25/05/2023 - 3h00
Grupo de trabalho do Governo tem segundo encontro para revisar políticas de TI

Nesta quarta-feira (24), ocorreu a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) encarregado de rever as políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e elaborar um estudo sobre a criação do Plano Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação. O objetivo do encontro foi discutir algumas minutas de resoluções e legislações para formatar o escopo dos instrumentos que serão aprovados em instâncias superiores.

A portaria que constituiu o grupo, publicada em abril no Diário Oficial do RN, tem como objetivo alinhar as políticas de TIC com os órgãos que utilizem do mesmo sistema para as atividades cotidianas, como as Secretarias de Estado da Administração (Sead); Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC); Planejamento e Finanças (Seplan); Saúde Pública (Sesap); e Tributação (SET).

Além disso, é importante destacar que a criação de uma política de TIC pode trazer diversos benefícios para a organização, como a melhoria da eficiência dos processos, redução de custos e aumento da segurança da informação. Nesse sentido, o grupo tem discutido amplamente sobre as melhores práticas e soluções disponíveis no mercado. Estão sendo estudados, inclusive, instrumentos e políticas de tecnologia da informação e comunicação de outros estados, visando em breve à unificação e padronização de soluções e contratações de TIC no Rio Grande do Norte.

Outro ponto importante que tem sido debatido pelo grupo é a aquisição de equipamentos voltados à tecnologia, haja vista ser essencial que os contratos estabelecidos sejam transparentes, bem como os equipamentos adquiridos sejam de alta qualidade e estejam de acordo com as necessidades da organização.

De acordo com Everton Mira, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic)  da Sead, o projeto é de grande importância para a Administração Pública, pois institui um instrumento administrativo jurídico voltado à TIC, cujo objetivo é padronizar aquisições e contratações, além de regulamentar uma política inexistente no governo voltada para tecnologia. “Com a implementação desse projeto, espera-se que haja uma maior eficiência e transparência nos processos de aquisições e contratações de tecnologia no setor público, contribuindo para a modernização e aprimoramento dos serviços prestados à população”.

O secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes, enfatiza a importância de revisar as políticas e criar um Plano de Tecnologia para o Estado. “O intuito é tornar a atividade mais racional, eficiente e econômica. Também há preocupação com a unificação e aprimoramentos de todas os sistemas transversais utilizadas no Governo do RN”, pontuou.

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::