Natal/ RN - terça-feira, 21 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Comissão de Saúde: Vereadores voltam a fiscalizar Hospital Maternidade Dr.Araken Irerê Pinto

Publicado em: 16/04/2024 - 7h48
Comissão de Saúde: Vereadores voltam a fiscalizar Hospital Maternidade Dr.Araken Irerê Pinto

Em 2023, servidores da instituição apontaram problemas estruturais e escassez de profissionais na equipe de enfermagem do hospital, que funciona no bairro Petrópolis, zona Leste da capital potiguar

Nesta segunda-feira (15), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou mais uma visita fiscalizatória aos equipamentos públicos de saúde da capital potiguar. Desta vez, os parlamentares retornaram ao Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (HMAIP) a fim de verificar se as condições de trabalho melhoraram oito meses depois da última visita. 

Em 2023, servidores da instituição apontaram problemas estruturais e escassez de profissionais na equipe de enfermagem do hospital, que funciona no bairro Petrópolis, zona Leste da capital potiguar.

O espaço opera com um total de 85 leitos distribuídos entre unidade de terapia intensiva, leitos pediátricos, maternidade (pré-parto, parto e puerpério), clínica cirúrgica e pronto atendimento obstétrico; em média, mais de 2 mil atendimentos são realizados mensalmente no complexo hospitalar. 

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, vereador Luciano Nascimento (PTB), a avaliação da visita é positiva. “Encontramos uma unidade de saúde com um atendimento satisfatório, ambientes limpos, estrutura física boa. Todavia, a necessidade de aumentar o número de leitos persiste diante da imensa demanda.

Aliás, Natal cresce a cada ano e a gente precisa ampliar a cobertura em todos os hospitais. Também constatamos a falta de alguns medicamentos e a empresa terceirizada que fornece a alimentação dos funcionários precisa melhorar a qualidade do produto. Feitas essas ressalvas, considero que o Hospital Maternidade, se compararmos com outras unidades que visitamos, funciona bem”, disse ele.

Por sua vez, o vereador Preto Aquino (Podemos) defendeu que o Governo do Estado deve ajudar o município a abrir novos leitos nos hospitais. “O Estado precisa construir novos hospitais e maternidades para desafogar os equipamentos municipais de saúde.

Nunca é demais lembrar que Natal recebe pacientes de todo Rio Grande do Norte, portanto, precisa do amparo urgente dos governos federal e estadual para conseguir oferecer um atendimento digno e eficiente aos seus munícipes”, concluiu o parlamentar.

Os vereadores Peixoto (PTB) e Herberth Sena (PV) também participaram da visita fiscalizatória. 

Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais



Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::