Os deputados da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública (CASPTSP) aprovaram requerimento convocando o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes de Araújo Neto, a responder os questionamentos a respeito da dinâmica e pagamento dos empréstimos consignados em âmbito estadual.
A solicitação, iniciativa do deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), foi provocada por matérias jornalísticas apontando atraso de até sete meses de atraso no repasse à instituição bancária.
“Esse requerimento é para não ficarmos apenas com as informações da mídia. Por isso resolvemos chamá-lo e ter informações diretas do Governo do Estado”, explicou Luiz Eduardo. O requerimento fixa o prazo de cinco dias úteis para o atendimento aos ofícios.
Durante a discussão da matéria o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) apresentou requerimento verbal solicitando esclarecimentos, também ao secretário estadual de Administração, sobre a não emissão da guia de trânsito animal (GTA) e do atestado de vacinação. “Sem isso os agricultores não podem fazer empréstimo no Banco do Brasil nem Banco do Nordeste e também não podem fazer percurso dentro do próprio estado”, justificou. A proposta foi aprovada por unanimidade dos deputados presentes na reunião desta quarta-feira (26).
Dando sequência aos trabalhos, foi aprovado projeto de lei de autoria do deputado Kleber Rodrigues (PSDB) que institui a política estadual de linguagem simples nos órgãos da administração direta e indireta do RN. “O objetivo é tornar a comunicação entre governo e cidadão mais acessível”, afirmou o relator da matéria, deputado Tomba Faria.
Encerrando a pauta de votação da comissão, foi aprovada com adição de emenda, a proposta da deputada Eudiane Macedo (PV) que dispõe sobre a reserva de vagas de emprego para travestis e transexuais nas empresas privadas que recebem incentivos fiscais ou tenham convênio com órgãos do poder público do estado do RN. Após emenda apresentada pelo deputado, Coronel Azevedo (PL), a proposta passou a sugerir reserva de no mínimo 15% e no máximo 85% de vagas de emprego para cada sexo, seguindo o a Lei das Eleições (esta reserva o mínimo de 30% e máximo de 70%). “Daí qualquer homem e mulher poderão viver qualquer que seja a opção de gênero. Creio que é mais justo, democrático e inclusivo”, justificou o propositor da emenda.
Participaram da 3ª reunião da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública os deputados Coronel Azevedo (PL), Tomba Farias (PSDB), Luiz Eduardo (SDD), Taveira Jr. (União), Terezinha Maia (PL), Nelter Queiroz (PSDB) e José Dias (PSDB).
Ascom ALERN.
Foto de Capa: Carlos Oliveira / Natal em Foco.
Tags: ALERN, Assembleia Legislativa, Coronel Azevedo, José Dias, Luiz Eduardo, Nelter Queiroz, Política, Taveira Jr., Terezinha Maia, Tomba Farias
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:ALERN, Assembleia Legislativa, Coronel Azevedo, José Dias, Luiz Eduardo, Nelter Queiroz, Política, Taveira Jr., Terezinha Maia, Tomba FariasDesenvolvido por Argo Soluções
:::: PUBLICIDADE :::::
::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::