Natal/RN - segunda-feira, 3 de novembro de 2025
(84) 99128-5300
::: Especial Publicidade :::
publicidade

Saiba mais sobre os três santos fortemente ligados às festas juninas no Nordeste

Natal/RN - data e hora da publicação: 13/06/2025 - 9h40
Saiba mais sobre os três santos fortemente ligados às festas juninas no Nordeste
Compartilhar

“Assim que nasceu, os pais de São João Batista acenderam uma fogueira para anunciar sua chegada”, conta Antonio George Paulino, coordenador do Laboratório de Antropologia e Imagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). A tradição católica acredita que o primo de Jesus nasceu seis meses antes dele, o que resultou no dia 24 de junho.

Desde então, o fogo se tornou um elemento presente durante os festejos juninos tradicionais no Nordeste brasileiro. “Daí restou o costume da fogueira no dia em que acontece a festa de São João. E esse costume do fogo também como símbolo presente no cristianismo, sobretudo no catolicismo”.

Para além da tradição cristã, as festas juninas se tornaram elemento significativo para a economia brasileira e para a cultura. As quadrilhas, por exemplo, têm impacto direto.

Datas ‘coincidiram’

O professor George explica que os três santos são fortemente ligados às festas juninas porque viveram grandes marcos em suas trajetórias justamente no mês de junho. Em resumo:

13 de junho é o dia da morte de Santo Antônio
24 de junho é o dia de nascimento de São João, santo que tem importância enorme por ter batizado Jesus.
Já 29 de junho é marcado pelo dia do martírio de São Pedro na colina do Vaticano.

“No entanto, o catolicismo popular também afeta e é afetado pelo imaginário da herança afro-indígena em terreiros de Umbanda, sendo Santo Antônio uma divindade associada a Exu, aquele que abre e é senhor dos caminhos. Assim, Santo Antônio abre as festas juninas”.

As festas juninas têm origem europeia e marcavam, como outras celebrações, a chegada de estações como primavera, outono e verão. No início, eram festas pagãs, mas sofreram mudanças quando chegaram no Brasil – trazidas pelos portugueses:

“Como diria a antropóloga Léa Freitas Perez, uma estudiosa das festas, a festa de São João é uma demonstração de corpo e alma do Brasil, do colorido, da mestiçagem, das comidas, das músicas, da resistência das comunidades de periferias que tiram leite das pedras para oferecer beleza na apresentação das quadrilhas”, acrescentou Antonio George Paulino.

Quem foi Santo Antônio?

A Igreja Católica celebra Santo Antônio no dia 13 de junho, data de sua morte. Ele nasceu em Lisboa (Portugal) no dia 15 de agosto de 1195 e morreu perto de Pádua (Itália) em 1231 aos 36 anos.

Santo Antônio era próximo dos franciscanos, religiosos que levavam uma vida simples. Ele foi canonizado no dia 30 de maio de 1232 pelo Papa Gregório lX.

Em 10 de janeiro de 1946, o papa Pio Xll o proclamou “Doutor da Igreja” com a especificação de “Doutor Evangélico”, o que significa, na tradição cristã, que Santo Antônio contribuiu autenticamente para a vivência e o conhecimento da fé cristã.

Quem foi São João?

Conforme a tradição católica, João Batista foi o filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. O culto ao santo é bastante popular nos estados nordestinos. Em algumas cidades, especialmente onde ele é padroeiro, a data em homenagem ao santo é feriado.

De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, São João Batista, o precursor de Jesus, é considerado o último dos profetas na tradição católica. São João Batista batizou Jesus no Rio Jordão e anunciou a chegada de Cristo.

Algumas das manifestações em homenagem a São João são festas e fogueiras acesas nas ruas, tradições realizadas inicialmente na Europa e trazidas ao Brasil por fiéis.

Quem foi São Pedro?

O Dia de São Pedro é celebrado no dia 29 de junho. Ele é conhecido como padroeiro dos pescadores e tem em Fortaleza a Festa de São Pedro dos Pescadores, que acontece desde 1930 e configurou-se como o primeiro bem imaterial registrado na cidade, incluído no Livro das Celebrações.

Além disso, a igreja de São Pedro é um bem tombado e registrado como Patrimônio Cultural de Fortaleza.

São Pedro foi um dos apóstolos de Jesus e considerado o primeiro papa da Igreja Católica. Na Arquidiocese de Fortaleza, ele é padroeiro das Paróquias da Barra do Ceará, Alto Guaramiranga (Canindé) e Barreira e de inúmeras comunidades, sobretudo no litoral.

Conforme o Vatican News, o nome de Pedro era, na verdade, Simão. Foi Jesus quem o chamou Pedro. Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. Jesus o convidou a segui-lo, juntamente com seu irmão André.

São Pedro testemunhou alguns acontecimentos importantes: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras.

É descrito, na tradição católica, como um “homem simples, irrequieto e, às vezes, até impulsivo.”

“Vez por outra, fala e age em nome dos Apóstolos; não hesita em pedir a Jesus explicações e esclarecimentos sobre a sua pregação ou parábolas, como também o interroga sobre várias questões”, descreveu o Vatican News.

Fonte: G1/CE.

Foto: Reprodução, CNBB e Ana Clara Marinho/TV Globo

Tags: ,

Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,

::: Publicidade :::
::: Publicidade :::