

Conforme a pesquisa revelou, o lixo chegou até a costa cearense trazido pelas correntes marítimas do oceano Atlântico
Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que 78% do lixo plástico encontrado nas areias das praias cearenses tem origem em países africanos.
O dado foi obtido pelo projeto Detetive Plástico, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
De acordo com o projeto, esse lixo plástico encontrado nas areias vem de países como Costa do Marfim, África do Sul, Camarões, Angola, Nigéria e Gana.
Há também registro de lixo de países como Alemanha e China. No entanto, a maior parte vem da República Democrática do Congo.
Conforme a pesquisa revelou, o lixo chegou até a costa cearense trazido pelas correntes marítimas do oceano Atlântico. O trajeto dos plásticos do continente africano até o litoral do estado leva entre 6 e 11 meses.
Conforme a pesquisa, o lixo coletado tinha origem:
África: 78,5% (desse porcentagem, cerca 90% era da República Democrática do Congo)
Brasil: 15,7%
Ásia (Índia, China e Emirados Árabes Unidos) e Europa (Alemanha e Itália): 5,8%
Segundo o projeto Detetive Plástico, entre os itens comumente encontrados nas areias das praias estão canudinhos, copos descartáveis, embalagens de picolé, tampinhas de garrafa e garrafas pets.
Por Leonardo Igor de Sousa, g1 CE.
Foto: Natal em Foco.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Ceará, Nordeste