Natal/ RN - quinta-feira, 3 de outubro de 2024
(84) 99128-5300

Tradição ameaçada: Paraíba proíbe fogueiras durante todo o período junino no estado

Publicado em: 29/06/2024 - 7h42
Tradição ameaçada: Paraíba proíbe fogueiras durante todo o período junino no estado

O governador João Azevêdo (PSB) vetou a revogação da lei que proibia o acendimento de fogueiras em espaços urbanos no estado.

Natal/RN – O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28), data em que tradicionalmente são acendidas fogueiras da véspera de São Pedro.

A legislação com a proibição entrou em vigor durante período da pandemia de Covid-19, em 2020, e foi criada após profissionais de saúde informarem que o acendimento de fogueiras durante os festejos juninos poderia agravar o estado de saúde das pessoas contaminadas pela doença.

Na justificativa do veto, João Azevêdo argumentou que o Estado publicou recentemente um decreto estabelecendo situação de emergência por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias.

No veto ainda há dados de internações e leitos disponíveis.

Lei havia sido revogada pelos deputados

A revogação da lei foi aprovada pelos deputados estaduais no último dia 4, durante a análise de um projeto apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), que pretendia manter a proibição mesmo após o fim da pandemia.

Antes de colocar em votação, Adriano Galdino consultou os demais deputados sobre o tema, por considerar que iria dividir opiniões.

Os deputados que defenderam a revogação argumentaram que a pandemia de Covid-19 acabou e que as fogueiras são culturais na Paraíba.

Porém, outros parlamentares, como as deputadas Jane Panta (PP) e Doutora Paula (PP), afirmaram que até hoje as pessoas estão com problemas respiratórios, que não podem ser desconsiderados.

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) lembrou dos riscos para os fios de energia e também à saúde pública, apesar de entender que é uma ação cultural.

O deputado Chió (Rede) destacou que essa semana é celebrado o Meio Ambiente e é preciso mudar algumas culturas. “Já foi costume ter um escravo servindo em casa e isso mudou”, exemplificou.

Apesar das opiniões contrárias à revogação, a legislação foi aprovada por unanimidade.

Fonte: G1/PB.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Política - 22 horas atrás Deputada destaca importância do Outubro Rosa e lança campanha do Lenço Solidário Cristiane registrou a participação no café da manhã promovido pelo Grupo Reviver, entidade responsável por 48% dos atendimentos de rastreamento do câncer de mama em Natal e que, com o apoio de emendas parlamentares, conseguiu ampliar seu atendimento
2
Cultura e Entretenimento - 22 horas atrás Bairro do Alecrim valorizado: Sesc RN inicia transição para assumir Teatro Sandoval Wanderley A concessão de direito real de uso do imóvel tem vigência de 20 anos, podendo ser renovada, e foi regulamentada pela lei nº 7.742/2024, sancionada pelo prefeito Álvaro Dias, em 9 de setembro de 2024
3
Brasil - 22 horas atrás Estudo da CNC mostra tamanho do prejuízo provocado pela dívida pública no PIB Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que o crescimento descontrolado da dívida pública terá, nos próximos 50 anos
4
Capa - 22 horas atrás Passageira é presa no Aeroporto de Natal tentando embarcar com cocaína diluída em cosméticos para Portugal Com ela, foram apreendidas 25 embalagens de cosméticos que pesaram 12,2 kg, contendo supostamente substância entorpecente. A droga seguiria para a Europa.
5
Capa - 22 horas atrás Banco do Nordeste Cultural Mossoró tem primeiros eventos nesta quarta e quinta-feira As apresentações, com atividades para todos os gostos, acontecem em palco montado em frente ao teatro. A programação começa às 18h30 com o espetáculo “Ai, Meu Deus!”, do grupo mossoroense O Pessoal do Tarará

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::