

Figurinos e parte do cenário que seriam usados nas festas juninas da ilha estavam no navio Harmonia. Os organizadores da quadrilha confirmaram as oito apresentações no São João e São Pedro em Noronha
A quadrilha junina Noronha Matuta perdeu os figurinos e parte dos cenários que seriam usados nas festas de São João e São Pedro em Fernando de Noronha.
As 18 roupas foram confeccionadas no Recife e estavam no navio de carga Harmonia, que afundou enquanto seguia para a ilha.
O prejuízo estimado é de cerca de R$ 6 mil. Apesar das perdas, o grupo decidiu manter as oito apresentações previstas para os festejos juninos.
“Quando soubemos do naufrágio, pensamos em desistir. Mas resolvemos lutar e buscamos um plano alternativo. Pedimos ajuda na ilha para comprar um novo figurino.
Não vamos nos apresentar como planejamos, mas vamos nos apresentar”, afirmou um dos organizadores da quadrilha, Paulo Santhos.
A Noronha Matuta é uma das quadrilhas mais tradicionais de Fernando de Noronha. O grupo foi criado em abril de 2015 e completa dez anos em 2025.
Os interessados em ajudar podem fazer contato pelo Whatzapp (81) 99944-6299.
Naufrágio
O navio de carga Harmonia, que seguia para Fernando de Noronha, afundou na quarta-feira (18) perto do Porto de Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo os donos do barco, a embarcação apresentou problemas durante a viagem. Um rebocador foi chamado, mas o navio não resistiu e naufragou.
De acordo com a Marinha, o naufrágio ocorreu a cerca de 50 milhas náuticas (aproximadamente 90 km) de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Os donos da embarcação tentaram o reboque, mas o Harmonia afundo na chegada à Natal.
O Comando do 3º Distrito Naval informou que “as severas alterações climáticas na região, com chuvas intensas por mais de 12 horas ininterruptas e as condições adversas do mar inviabilizaram a continuidade da operação, culminando com o naufrágio do “SLB Harmonia”, informou a Marinha.
A Marinha também informou que a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte abriu um inquérito para investigar as causas do naufrágio.
O navio partiu do Recife no sábado (14) e seguia para Noronha com carga. O Harmonia foi usado para transporte da usina de asfalto, utilizada na obra de recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha.
Tripulação
Os oito tripulantes foram resgatados com vida pelo navio mercante M.V. Amstel Lion, que navegava próximo ao local do naufrágio.
Todos estão bem e seguem a bordo do navio Amstel Lion para o Porto de Açu, no Rio de Janeiro, com chegada prevista para esta quinta-feira (19), informou a Marinha.
Por Ana Clara Marinho, g1 PE
Tags: Fernando de Noronha, Nordeste
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Fernando de Noronha, Nordeste