Natal/ RN - terça-feira, 23 de julho de 2024
(84) 99128-5300

Metade da costa cearense deve perder pelo menos 10 metros de faixa de areia até 2040, prevê estudo da UFC

Publicado em: 11/07/2024 - 6h56
Metade da costa cearense deve perder pelo menos 10 metros de faixa de areia até 2040, prevê estudo da UFC

Metade da costa cearense deverá perder, pelo menos, 10 metros da faixa de areia até o ano de 2040, conforme estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A previsão é parte do estudo preditivo realizado sobre a linha de costa do Estado, desenvolvido no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará. As informações são da Agência UFC.

As previsões apontam que Fortim, a cerca de 130km de Fortaleza, é o município com projeção mais acentuada de erosão. Os cálculos da pesquisa preveem a situação da linha costeira cearense para os anos de 2030 e 2040 e, em ambos os períodos, a margem noroeste do Rio Jaguaribe, no município de Fortim, é a que apresenta as taxas mais elevadas de avanço do mar.

“No caso de Fortim, a previsão tão ressaltada de erosão se explica por se tratar de uma região de estuário, a qual naturalmente possui uma dinâmica sedimentar mais complexa e muito acentuada”, disse Narelle Maia de Almeida, do Departamento de Geologia, uma das autoras do estudo.

Entre o ano de 2020, usado como base, e 2030, a área deverá perder 318 metros de costa. De 2020 a 2040, serão 436 metros perdidos para a erosão — termo usado para se referir ao recuo da faixa de areia em direção ao continente.

Contudo, de forma geral, 49,16% dos 573 quilômetros de costa do Estado deverão perder 10 metros ou mais de faixa de areia até 2040. O cenário é considerado muito grave pela professora.

“Processos erosivos acentuados podem prejudicar demasiadamente esta região de grande importância econômica, ambiental, social e cultural, que desempenha um papel vital na sustentabilidade e no bem-estar das comunidades locais e na biodiversidade costeira”, analisou.

Por Leonardo Igor de Sousa, Kilvia Muniz, g1 CE

Foto: Associação de Moradores da Peroba.

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::