Natal/ RN - quarta-feira, 18 de setembro de 2024
(84) 99128-5300

Maceió tem pior qualidade de vida do Nordeste

Publicado em: 17/07/2024 - 3h59
Maceió tem pior qualidade de vida do Nordeste

A Capital potiguar Natal ficou apenas em  17º lugar no ranking que inclui também Brasília

No mapa da realidade social dos municípios brasileiros, Maceió aparece entre as capitais que oferecem os piores indicadores de qualidade de vida à população.

No ranking das 27 capitais do País, a capital alagoana ocupa a 25ª colocação, ficando entre as três piores em condições de vida. Ganha apenas de Macapá (AP) e de Porto Velho (RO).

Quando a comparação é regional, Maceió está na lanterna no ranking das nove capitais do Nordeste. Entre todas as capitais do Nordeste, Aracaju (SE) conquistou o melhor desempenho. Recife (PE) aparece em 21º lugar, à frente apenas de Maceió.

Apesar da propaganda oficial da prefeitura dizer que “Maceió é massa”, a cidade tem seus bolsões de miséria e sofre uma desigualdade social histórica, o que comprova o desempenho da cidade administrada pelo prefeito JHC (PL).

Os dados estão no Índice de Progresso Social – Brasil (IPS Brasil), um estudo inédito que avalia a qualidade de vida e o desempenho socioambiental dos 5.570 municípios brasileiros.

Desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, o levantamento foi divulgado na primeira semana de julho.

De acordo com o resultado final da pesquisa, que leva em consideração vários aspectos da municipalidade, Maceió ficou em 25° lugar entre as 27 capitais, no ranking que mede a qualidade de vida dos municípios brasileiros.

Estudo trabalha com necessidades básicas, bem-estar e oportunidades

Criada em 2014, por cientistas de Harvard e do MIT, nos Estados Unidos, a ferramenta IPS vai além da performance econômica para medir os desempenhos social e ambiental das cidades. Segundo os cientistas sociais, o IPS foi desenhado para ser um índice multidimensional com abrangência muito além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“O IDH é importante e mede saúde, educação e renda, mas o IPS tem uma abrangência bem maior, o que permite ter um raio x mais completo da vida social dos municípios. São observados indicadores como moradia, segurança, meio ambiente, inclusão social, telecomunicação”, explicou o cofundador do Imazon e coordenador da pesquisa, Beto Veríssimo, em entrevista à mídia nacional.

Segundo ele, o IPS Brasil traz notas de zero a cem, sendo os melhores resultados os que se aproximam do número máximo. O estudo trabalha com três dimensões: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, além de 12 componentes e 53 indicadores.

A capital alagoana obteve uma nota geral de 62,37 no índice, sendo considerada, na média, uma nota muito baixa. Três componentes puxam o desempenho de Maceió para baixo e diagnosticaram o município com uma das piores capitais do País em qualidade de vida: educação básica, inclusão social e saúde e bem-estar.

Os baixos indicadores educacionais, a violência contra a mulher e a falta de políticas públicas de inclusão social contribuíram para o péssimo desempenho da capital alagoana na pesquisa do IPS Brasil. Não por acaso, até mesmo vereadores da bancada da situação têm chamado a atenção do prefeito para os problemas na educação do município.

Os melhores desempenhos foram registrados no setor de moradia, acesso à informação e à nutrição. As ações de na área da defesa pessoal, na preservação do meio ambiente e na geração de emprego ficaram dentro da média nacional. Com isso, não puxaram o índice para baixo.

Fonte e foto: Tribuna Hoje.

Veja ainda

Índice de Progresso Social: Paraíba é o segundo melhor estado do Nordeste e o RN aparece em 14ª posição

 

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::