

Levantamento da Confederação Nacional de Jovens Empresários mostra que negócios da região superam média nacional com apoio de redes empreendedoras, uso de tecnologia e capacitação
A média nacional de crescimento de empresas no Brasil gira entre 7% e 10%, de acordo com a própria entidade. No Nordeste, o desempenho acima da média está ligado a fatores como turismo e economia criativa.
“Empreender sozinho é muito mais difícil. Quando o jovem empresário tem acesso a mentorias, capacitação e conexões reais, o crescimento se torna viável”, afirma Fábio Saraiva, presidente da Conaje.
Perfil dos jovens empresários da região
Os jovens empresários do Nordeste têm entre 30 e 34 anos, e 50% possuem ensino superior completo. Segundo o levantamento, 85% são donos(as) do próprio negócio e são ativos em eventos e redes estaduais. A maior parte das empresas associadas são MEIs (45%) e microempresas (40%), com forte presença de empreendedores sociais e criativos. Os principais setores de atuação são comércio, turismo, serviços pessoais e gastronomia.
Entre os principais desafios enfrentados pelos empresários estão a estruturação dos negócios (47% apontaram essa dor), conquistar escala e sair da informalidade e baixa capilaridade de ecossistemas locais. As maiores demandas dos empresários envolvem capacitação prática – como vendas, marketing e liderança – networking nacional e apoio para acessar recursos e crédito.
Panorama nacional
A Conaje reúne mais de 15 mil empresas associadas no Brasil. Juntas, essas empresas movimentam R$ 51,8 bilhões por ano e geram mais de 191 mil empregos diretos. Além do faturamento, os negócios associados relatam acesso facilitado a capacitação, crédito, mentoria e oportunidades de networking, fatores que influenciam diretamente no desempenho do negócio.
A entidade sem fins lucrativos, que atua há 25 anos no fomento ao empreendedorismo jovem, tem presença em todas as regiões do país, com 20 movimentos empresariais ativos e representação em fóruns internacionais como o G20 Young Entrepreneurs Alliance (YEA) e a Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE).
Ascom.
Foto: Freepick.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Economia, Nordeste