

O parlamentar sugeriu que tanto Recife quanto Belém sejam reconhecidas como “capitais do brega”
A relação dos pernambucanos com o brega é tão forte que a Comissão de Educação e Cultura do Senado chegou a aprovar um projeto de lei concedendo ao Recife o título de Capital Nacional do Brega. A proposta já estava pronta para seguir à sanção do presidente da República, mas, no meio do caminho tinha Belém, que reagiu com surpresa.
Um recurso apresentado pelo senador Beto Faro (PT), do Pará, impediu que a matéria seguisse diretamente para a sanção presidencial. Agora, o projeto precisará passar pelo plenário do Senado. O parlamentar sugeriu que tanto Recife quanto Belém sejam reconhecidas como “capitais do brega”.
Para quem acompanha a cultura popular, a divisão parece justa.
“Eu acho que deveria ser dividido pras duas. Os dois têm como o ritmo principal, né, de cada estado”, comentou um morador de Belém.
O historiador Márcio Neco explica que, embora o brega esteja presente na cultura pernambucana há muito tempo, o gênero tem raízes paraenses.
“O brega já é considerado patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pará desde 2021. Ele vai nascer no Pará pela influência da rádio e pela influência também dos espaços de dança”, afirmou.
Mas será que é tudo a mesma coisa? Segundo os artistas, não. Uma cantora paraense, que morou e trabalhou no Recife por anos, aponta diferenças entre os estilos.
“O brega pernambucano ele é um brega mais romântico e aqui no Pará a gente tem essa coisa mais cheia de energia, que vem aí dos ritmos caribenhos”, pontuou Francy Ribeiro.
Enquanto o Senado não decide de quem é o brega, o certo é que o ritmo, democrático, livre e boêmio, dificilmente vai aceitar ser de um só alguém. O brega é do Recife, é de Belém e de quem mais quiser.
Recentemente, no dia 21 de maio, o presidente da República sancionou a lei que cria o Dia Nacional do Brega, a ser comemorado anualmente em 14 de fevereiro — data de nascimento de um dos maiores nomes do estilo: o cantor Reginaldo Rossi.
Apesar das diferenças, o brega paraense e o brega pernambucano compartilham o mesmo sentimento: o orgulho pela valorização da música nascida nas periferias. E quem fez ou faz parte dessa história comemora agora mais uma conquista.
SBT News.
Arte: Natal em Foco.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Brega, Nordeste, Recife