Natal/ RN - sábado, 13 de julho de 2024
(84) 99128-5300

Visita técnica ao estuário do Rio Potengi encerra 2° Encontro Regional ICLEI Nordeste

Publicado em: 16/04/2023 - 7h18
Visita técnica ao estuário do Rio Potengi encerra 2° Encontro Regional ICLEI Nordeste

Uma visita técnica ao estuário do Rio Potengi/Jundiaí encerrou oficialmente as atividades do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, neste sábado em Natal (15). Após quatro dias de intensa programação voltada para debater e trocar experiências e boas práticas na temática da sustentabilidade e mudanças climáticas.

O evento reuniu na capital potiguar 95 pessoas entre secretários, secretárias, prefeitos e outros gestores locais e regionais das pastas do Meio Ambiente das capitais e cidades nordestinas. Durante a visita técnica os participantes puderam conhecer o estuário do Rio, que é um dos mais importantes do Estado, corta a capital potiguar e integra a Zona de Proteção Ambiental 8 (ZPA 8), nas regiões administrativas Norte e Oeste de Natal, sendo a maior das ZPAs. O passeio de barco foi uma parceria com o Iate Clube de Natal e Marina Badauê.

O 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste foi organizado pelo Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), em parceria com a Prefeitura do Natal, por meio da secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o titular da Semurb, Thiago Mesquita, o foco do Encontro Regional foi tratar de desafios concretos para responder à emergência climática com um olhar orientado para a promoção de parcerias efetivas. E que permitam que os governos locais reconheçam e acessem instrumentos adequados para agir e responder a suas demandas imediatas.

Ao final da visita o secretário agradeceu a presença de todos que participaram do evento em Natal e deram suas contribuições. “Obrigado, a todos que estiveram conosco nesses quatro dias de importantes discussões sobre o enfrentamento à crise climática, trocas e boas práticas em prol da gestão para sustentabilidade”, disse.

Em especial, Mesquita agradeceu “à equipe da Semurb que junto ao ICLEI estruturou todo o evento regional.E também às parcerias da STTU, Semdes, SME, e Gabinete Civil”, acrescenta. E destacou ainda os importantes compromissos que Natal assumiu durante o evento como: a Aliança Para Ação Climática (ACA Brasil), a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e Caribe e os protocolos de intenções para Governança Climática e Inventário de Emissões de Gases Efeito Estufa, e ainda, a Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática e o Plano de Redução de Risco.

A coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência do ICLEI Brasil, Keila Ferreira, ressaltou a acolhida de excelência da capital potiguar ao evento e parabenizou a cidade pelos compromissos firmados. Aproveitou para agradecer também a sua equipe do ICLEI e a todos os associados que vieram participar do Encontro potiguar avaliado por ela com um sucesso.

“A crise climática precisa ser discutida em várias instâncias. E a política ambiental precisa ser complementar as outras políticas, contanto que seja de forma horizontal. Diante dessa crise climática já estamos perdendo tempo.Então precisamos fazer ações que sejam propostas discursivas, boas práticas e outras experiências para adiantar e crescer nessa pauta”, comenta.

Dispersão de sementes no Parque da Cidade

Na tarde dessa sexta (14), os participantes do Encontro Natal também realizaram ao lado do titular da Semurb e da adjunta de Planejamento, Eudja Mafaldo, outra visita técnica ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A unidade de conservação municipal foi reconhecida pela Unesco como posto avançado de Reserva da Bisofera Mata Atlântica, pela importância do local para preservação da biodiversidade desse Ecossistema.

No Parque, que integra a Zona de Proteção Ambiental 01 e é gerida pelo Município por meio da Semurb, também acompanharam a dispersão de cerca de 1000 sementes por de drone na área para o enriquecimento vegetal de uma parte do local com espécies nativas e assim aumentar a biodiversidade. Entre elas Ipê Roxo, Ipê Rosa, Timbaúba e
Angélica. O voo pôde ser acompanhado de cima no Mirante da Torre.

Os encontros regionais do ICLEI têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao ICLEI e seus parceiros como universidades, setor privado, organizações do terceiro setor interessados para apresentar as tendências internacionais mais atuais e promover a sensibilização sobre as mais importantes questões de desenvolvimento urbano sustentável.

O tema desta edição do encontro foi “Cidades, Clima e Natureza”. Na programação foram assinados importantes protocolos por Natal. Além disso, diversos painéis, mesas-redondas entre os temas discutiram “Soluções para Centros Urbanos: o papel dos bancos multilaterais no desenvolvimento”, “Mitigação e Adaptação nas cidades nordestinas”, “Áreas Protegidas: para além da conservação da natureza” e “Diálogos pela Resiliência e Gestão de Risco”.

*Natal e o ICLEI*

Natal é associada à Rede ICLEI desde 2016 e vem trilhando seu caminho rumo à sustentabilidade, sobretudo em quesitos de biodiversidade. Em 2022 aderiu a Declaração de Edimburgo, documento que representa o parecer dos governos locais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020.

O ICLEI é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países. E atua com trabalho de influência das políticas de sustentabilidade e fomento a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

No Nordeste do Brasil, o ICLEI possui uma rede de 21 associados, dentre os quais dois Governos Estaduais (Bahia, Pernambuco), oito capitais, dez cidades e o Complexo de Suape. Na região, o ICLEI implementa projetos que promovem tanto a perspectiva de desenvolvimento de baixo carbono, quanto aqueles enfocados na preservação e restauração da biodiversidade.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::