Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Vereadores aprovam projetos de impacto ambiental em Natal

Publicado em: 05/05/2023 - 8h03
Vereadores aprovam projetos de impacto ambiental em Natal

Foi a campanha mundial Plastic Free July, que inspirou o PL do vereador natalense. “O Projeto de Lei visa buscar conscientização e engajamento na causa ambiental..

Dois projetos de lei focados no meio ambiente foram aprovados na sessão ordinária desta quinta-feira (04), na Câmara Municipal de Natal.

O PL 328/2022, da vereadora Nina Souza (PDT), cria o Programa de Compostagem na rede pública de ensino, e o PL 239/2022, do vereador Milklei Leite (PV), institui a campanha Julho Sem Plástico.

A compostagem é o processo de reciclagem do lixo orgânico. Ela transforma a matéria orgânica em adubo natural, substituindo o uso de produtos químicos e contribuindo para a redução do aquecimento global. O programa de compostagem aprovado hoje na CMN deverá “incentivar à compostagem dos resíduos orga?nicos e do processamento de alimentos em todas as unidades de ensino da rede pública que sirvam alimentação”. O PL também prever que o composto orgânico resultante da compostagem deve ser destinado às hortas comunitárias, à conservação da jardinagem em ambientes públicos da capital e aos eventuais projetos de agricultura familiar.

“Com esse projeto, estamos contribuindo com a melhor forma de gerir os resíduos sólidos produzidos pelas unidades escolares de Natal e de combater os efeitos nocivos que a compostagem in natura e clandestina acarreta aos solos e aos recursos hídricos. O processo de compostagem, desse modo, traria um alívio ao impacto ambiental, que surge em função da grande produção de resíduos e dejetos, além de trazer benefícios para a sociedade, através do adubo orgânico”, reforçou a autora do PL, Nina Souza

Da mesma forma, o projeto de lei 239/2022, do vereador Milklei Leite (PV), que institui a campanha Julho Sem Plástico em Natal, prevê que a Prefeitura realize e incentive ações para educar a população sobre o uso e o descarte corretos do material, bem como sobre alternativas de coleta seletiva e reciclagem, como uso do plástico para fins artesanais, e a substituição dele por materiais biodegradáveis no uso doméstico e comercial, em itens como copos, garrafas, sacolas, canudos e tantos outros.

Foi a campanha mundial Plastic Free July, que inspirou o PL do vereador natalense. “O Projeto de Lei visa buscar conscientização e engajamento na causa ambiental, ao propor educar, ensinar, inspirar, estimular e conscientizar sobre o não uso do plástico”, ressaltou Milklei Leite, propondo que a população reflita sobre hábitos de consumo que estão afetando o futuro do planeta.

Na mesma sessão também foi aprovado o projeto de lei 281/2022, do vereador Aroldo Alves (PSDB), criando o programa “Pequenos Atletas”, para o reconhecimento de crianças com habilidades esportivas, numa parceria entre o Município e clubes esportivos e/ou outras instituições privadas, para possibilitar que alunos e alunas de escolas municipais possam ter habilidades reveladas para patrocínio e competições, através de competições esportivas nas escolas da rede municipal.

“Certamente, incentivar as práticas esportivas desde cedo, pode transformar realidades, notadamente de alunos de escolas públicas a serem reconhecidos “pequenos atletas”. Pois é este o principal propósito do projeto de lei em tela, fomentar a ideia das transformações que o esporte pode causar na vida de crianças ao serem incentivadas às práticas esportivas”, justificou o vereador.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Elpídio Júnior

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Destaques - 41 minutos atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 46 minutos atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 52 minutos atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 55 minutos atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 1 hora atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::