Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Semana do Meio Ambiente é aberta oficialmente em Natal

Publicado em: 01/06/2023 - 3h26
Semana do Meio Ambiente é aberta oficialmente em Natal

A edição de 2023 da Semana do Meio Ambiente de Natal foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (01) em solenidade realizada no Bosque das Mangueiras, espaço verde da cidade que foi entregue recentemente pela gestão municipal totalmente reformado. Com o tema “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”, o evento conta com vasta programação até o próximo dia 05 de junho. O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, representou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, durante a abertura.

No primeiro dia de atividades os alunos da Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, no Pitimbu, participaram de diversas ações de educação ambiental; oficinas de compostagem; jogos lúdicos com temas sobre meio-ambiente; trilha ecológica sensorial pelo Bosque das Mangueiras; noções de agroecologia urbana; plantio de mudas nativas, além de aprenderem sobre a fauna e a flora de Natal. A banda de música da Escola Municipal Ferreira Itajubá e o artista potiguar Miguel Carcará fizeram apresentações culturais durante a abertura da Sema 2023. Ainda nesta quinta-feira, aconteceu das 9h às 12h o drive-thru para recebimento de lixo eletrônico no Partage Norte Shopping, ação importante para a preservação da natureza da cidade e que fomenta o descarte desse material de maneira apropriada.

...

“Hoje é um dia de extrema relevância para a cidade. Vamos ter uma semana celebrativa, educativa e pedagógica para mostrar e reafirmar o compromisso que todos devemos ter com o respeito, cuidado e zelo pelo meio ambiente. Essa é uma responsabilidade compartilhada”, disse o titular da Semurb. Thiago Mesquita explicou que o foco da programação da edição deste ano é o público infantil: “Precisamos conscientizar os cidadãos sobre a importância das boas práticas ambientais logo nos primeiros anos de vida, por isso, preparamos uma série de iniciativas para as crianças. Entretanto, nossa programação tem espaço para toda família. Teremos uma semana rica com bastante conteúdo para todos. Vale a pena participar”, detalhou o secretário.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo finalizou o seu pronunciamento, elencando os avanços ambientais proporcionados pelo trabalho da gestão do prefeito Álvaro Dias. Thiago Mesquita lembrou da atualização do Plano Diretor da cidade. A nova legislação urbana em seu macrozoneamento garantiu que 30% do território do Município seja formado por zonas de proteção ambiental. Além disso, as zonas de proteção ambiental de 7 a 10 foram regulamentadas: “A não regulamentação das ZPAs nos últimos 15 anos causou um prejuízo ambiental significativo para a capital potiguar. Agora nós temos o controle sobre o que pode e não pode nessas áreas”, ressaltou.

...

O novo Plano Diretor também criou o Sistema Municipal de Áreas Verdes com o objetivo de conectar as ZPAs, as unidades de conservação, as áreas verdes institucionais e as áreas de preservação permanente, possibilitando a criação de corredores ecológicos na cidade. Outra importante conquista foi à instituição da Política Municipal de Mudanças Climáticas: “Natal é o primeiro município do Brasil a instituir essa ação em seu plano diretor”, revelou Thiago. O secretário mencionou o projeto Planta Natal, que já promoveu o plantio de mais de 16 mil mudas em áreas urbanas; a entrega de espaços como o Parque Ecológico de Capim Macio, o Bosque das Mangueiras, além da Praça Mãe Peregrina, em Cidade Satélite.

Por fim, Thiago Mesquita falou sobre a obra da engorda de Ponta Negra. Esse serviço atende o conceito de resiliência ambiental e vai ser fundamental para a preservação do Morro do Careca, principal cartão postal da cidade: “Além da importância para o turismo, a ampliação da faixa de areia da praia de Ponta Negra vai ser muito importante para mitigar os impactos ambientais do avanço da dinâmica costeira. São investimentos na ordem de quase R$ 100 milhões na preservação do grande símbolo da nossa cidade. Tudo isso só mostra o compromisso e o olhar especial que a gestão do prefeito Álvaro Dias tem em relação ao meio ambiente”, finalizou.

Programação

Neste ano a Sema promove também mutirões de limpeza, exposições, oficinas, feira de orgânicos e de artesanato. Além de trilhas, caminhada histórica , palestras on-line entre outras atividades e algumas necessitam de inscrição prévia. Outra ação importante é a sensibilização ambiental nas escolas com a educação ambiental da Semurb sobre coleta e destinação de resíduos para alunos do 4º e 5º anos.

Já sexta-feira (2) serão realizadas duas palestras gratuitas, ambas com inscrições e direito a certificado. A primeira palestra com o tema “A importância das áreas verdes para os centros urbanos e o papel das ZPAs na amenização do clima da cidade”, com Gustavo Soares, Tecnólogo Ambiental do Setor de áreas Verdes e Mudanças Climáticas da Semurb, das 10h às 10h30.

E a segunda “Como minhas atitudes impactam no meio ambiente” com a palestrante, Stephane Melina Souza Gomes, Gestora Ambiental, pós-graduada em ESG e MBA em Sustentabilidade, das 15h às 15h30.

Para se inscrever nessas e em outras atividades basta acessar o aplicativo Natal Digital disponível nas lojas de dispositivos Android e IOS e acessar a guia “serviços” na barra inferior, em seguida clicar no ícone “Semana do Meio Ambiente 2023”.

No App Natal Digital também é possível conferir a programação completa da semana, que vai de 1 a 5 de junho, e ainda uma gama de outros serviços disponibilizados para população pela Prefeitura do Natal.

Plantios e Mutirões de Limpeza

No sábado (3), o destaque é para o plantio de cerca de 200 mudas na margem direita do Rio Pitimbú, área que é alvo constante de queimadas em parceria com o Horto Parque das Serras, Planta Natal e Parque da Cidade, às 7h30. E o mutirão de limpeza nas praias “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira”, que vai acontecer a partir das 9h, nas praias do Forte e do Meio.

Além de oficina de horta orgânica e minicurso para cultivo de orquídeas para o público adulto, e pintura de rosto e trilha ecológica guiada para o público infantil, no Bosque das Mangueiras.

Dia do Meio Ambiente

No Dia mundial do Meio Ambiente, na segunda-feira (5), os destaques são para as atividades no Parque da Cidade onde o público poderá participar das Trilhas Naturais, das 7h às 10h e Trilha do Pôr-do-sol, às 15h; do Café com Cordel na biblioteca, às 8h, e inauguração do Jardim Sensorial, às 8h30. E por fim, às 9h, a solenidade de premiação do Edital da ARSBAN “Sanear com Arte”, no auditório.

Em paralelo, também na segunda (5), ocorre plantio de mudas nas calçadas da Avenida Amintas Barros, finalizando o compromisso do 2º Encontro Regional ICLEI NE, como Evento Carbono Free, com o apoio do Planta Natal, das 7h às 10h; o mutirão de limpeza nas praias, em Ponta Negra, a partir das 8h; e drive-thru, das 9h às 12h, para recebimento de lixo eletrônico, no CCAB Sul.

Parcerias

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping.

E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e da Água Cristalina.

Confira aqui a programação completa.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Capa - 4 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 4 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 9 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 9 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 9 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::