À época do último Processo Seletivo para a Categoria de Praticante de Prático, em 2012, um Prático no Porto de Natal precisava realizar pelo menos três fainas por mês e quinze por semestre para manter sua habilitação.
A situação do porto deteriorou-se progressivamente devido à falta de interesse e investimento na região.
Em vez de priorizar a segurança da navegação e o rigor nos requisitos de proficiência, a autoridade marítima decidiu adiar a resolução do problema, resultando em sucessivas suspensões de Práticos, já que não há movimento suficiente que permita a manutenção da habilitação de todos os Práticos habilitados na zona.
Para contornar essa questão, a autoridade reduziu o número mínimo de fainas exigidas, primeiro para oito e depois para sete por quadrimestre.
Atualmente, cada Prático executa, em média, uma faina por mês. (Na Marinha do Brasil, “faina” é o trabalho que envolve toda a gente de bordo ou parte dela, para um fim específico. Por exemplo, o trabalho a bordo de um navio, normalmente feito pela tripulação.)
Essa abordagem não resolve a incapacidade do porto em sustentar um fluxo de navios que viabilize a manutenção de um grupo de Práticos na região ou garanta a proficiência dos mesmos.
Diversos apelos foram enviados pela Praticagem de Natal em busca de uma solução. Um dos Práticos foi remanejado recentemente, mas o problema persiste, conforme documento abaixo.
Foi oferecida também uma vaga de remanejamento para a zona de praticagem de Areia Branca, que também tem um baixo quantitativo de fainas, logo também não deveria existir isoladamente.
Se na Zona de Praticagem do Rio de Janeiro viaja-se até 7 horas de um terminal a outro, porque as zonas de Natal, Areia Branca e Cabedelo não são fundidas com as de Pernambuco e Ceará para resolver de vez este problema?
Fonte: O praticante de Prático.
Tags: Porto de Natal
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Porto de NatalDesenvolvido por Argo Soluções
:::: PUBLICIDADE :::::
::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::